Pedro Ramos - mar 26, 2020

Conheça as grandes conquistas na Medicina

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e sua aplicação em diversas áreas do conhecimento tem gerado diversos benefícios para a qualidade de vida da população. Na saúde, a tecnologia trouxe grandes conquistas na Medicina.

No Brasil, em 2011 foi criada a ABIIS (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), com o objetivo de produzir e difundir conhecimentos relacionados às tecnologias aplicadas à Saúde. A instituição usa o termo “Saúde 4.0” para abordar uma série de novidades da Medicina, como a utilização de internet das coisas e Big Data, e possui propostas para alavancá-las. 

facebook-afaya-ebook-carreira-na-medicina

De acordo com a ABIIS, o setor de dispositivos médicos (DMAs) no Brasil é composto por 14.482 empresas que geram cerca de 132.642 empregos, sendo 61.448 em fábricas e 71.194 na área de comercialização. As tecnologias utilizadas na Medicina auxiliam no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. 

Se você está pensando ou já está estudando numa faculdade de Medicina, é legal estar atento às novidades do setor. Caso ainda não tenha começado  seu curso de Medicina, vale procurar uma instituição de ensino que lhe ofereça  a oportunidade de se aproximar dessas tecnologias, cada dia mais importantes para exercer a profissão.  

Veja também:

Conheça algumas das conquistas na Medicina: 

Exames mais precisos

Com a tecnologia, uma série de máquinas foram desenvolvidas para a realização de exames mais precisos. Muitas delas permitem a identificação de doenças ainda no início, como no caso de cânceres, aumentando significativamente as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes. Aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada e PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são exemplos de conquistas/avanços na Medicina. 

Prontuário eletrônico

Outro exemplo de tecnologia que à primeira vista parece bem simples, mas que contribui bastante para a prática médica, são os sistemas informatizados para gestão das instituições de saúde. Os sistemas que utilizam prontuário eletrônico reúnem todas as informações do paciente em um único local, facilitando o acesso ao histórico da pessoa de qualquer profissional da área da saúde que irá atendê-lo, ajudando também na diminuição de erros médicos. 

Mapeamento genético

Diversas doenças que ainda não possuem cura podem ser beneficiadas pelo mapeamento genético. Ainda há muito para se pesquisar na área e esse é um exemplo de avanço que promete trazer muitos benefícios futuros para a Medicina. Em pacientes com câncer, por exemplo, ele pode ajudar o médico a encontrar o tratamento mais eficaz para o tipo de tumor diagnosticado. O mapeamento genético faz uso de diversos aparelhos bastantes sofisticados. 

Se você quer saber tudo sobre Medicina e ficar por dentro de novidades desta faculdade, confira mais posts em nosso blog. No texto Como a tecnologia pode ajudar a Medicina, por exemplo, falamos de outros benefícios da tecnologia para a área da Saúde. 

Se tiver sugestões de outros temas para tratarmos por aqui, fique à vontade para deixar nos comentários do blog.

Veja como a tecnologia pode ajudar a Medicina

Escrito por Pedro Ramos