Redação Afya - jul 23, 2021

Conheça 9 dicas para se desconectar e aproveitar as férias

Dar uma pausa nos estudos, descansar, viajar, jogar conversa fora... Atividades normais para quem está no período de recesso e férias estudantis, um dos momentos mais aguardados do ano letivo, já que a ideia é recarregar as energias para retomar os estudos. Mas, o que parece ser algo simples e fácil para alguns pode se tornar tenso para outros na tentativa de praticar a inversão de se desconectar das preocupações acadêmicas e focar no descanso. Se este é o seu caso, é importante estar atento a algumas estratégias capazes de fazer toda a diferença nesse processo de desconexão. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Se desconectar das preocupações durante as férias não é uma missão impossível. Para isso, é necessário, principalmente, se conectar consigo mesmo e entender quais atividades te trazem maior relaxamento e prazer. Conheça algumas dicas que podem ser essenciais durante esse processo:

1- Descubra novos hobbies

O período de férias pode ser o momento ideal para descobrir novos hobbies e usar o tempo livre para dedicar-se a eles. São várias as possibilidades: praticar um esporte, pintar, cozinhar, dançar, entre vários outros. O importante é que a atividade escolhida desperte prazer em você, te ajudando a se desconectar dos problemas e preocupações relacionados à vida acadêmica.

2- Explore lugares diferentes

Devido ao tempo disponível, o período de recesso letivo é um excelente momento para conhecer lugares novos e desbravá-los. O ideal é que, tempos antes de entrar de férias, você comece a elaborar um roteiro com as localidades que deseja visitar. Vale lembrar que os destinos não precisam, necessariamente, serem extremamente longes: visitar uma cidade vizinha ou até mesmo um bairro que não costuma frequentar na sua cidade também são opções válidas. O importante é se divertir e se desconectar!

3- Aproveite os momentos com os amigos e a família

Durante o período de aulas, é comum que você não consiga dar completa atenção aos seus amigos e à sua família. As férias são, então, o momento certo para compensar essa ausência. Use o seu tempo livre para compartilhar bons momentos com as pessoas que considera especiais. Vale qualquer tipo de programação! Essa convivência é uma forma de não apenas cultivar relacionamentos importantes, mas também de se divertir e descansar a mente, já que poderá se dedicar inteiramente aos momentos de convívio.

4- Estude de acordo com um planejamento equilibrado

Se você não se sente pronto para abandonar os estudos por completo no período de férias, é importante que construa um cronograma de estudos. A partir dele, você poderá estabelecer quais conteúdos são prioridade na sua rotina de aprendizagem, bem como quanto do seu tempo você precisará dedicar a eles. Dessa forma, você evitará sobrecargas e garantirá que terá disponibilidade de tempo para seu descanso e lazer durante o recesso.

5- Reserve um tempo para cuidar da sua saúde

Sono, alimentação e exercícios físicos são aspectos que muitos alunos acabam deixando de lado durante o período de estudos. Durante as férias, dar uma maior atenção a esses e outros cuidados relacionados à saúde é uma excelente estratégia. Além de ser uma maneira de se manter saudável - física e mentalmente - é também uma forma de depositar o seu foco, se desconectando das preocupações diárias e concentrando a sua atenção em quem mais merece-a: você mesmo(a)!

6- Invista em rituais de autocuidado

Ainda no sentido de usar o seu tempo para cuidar da própria saúde, uma estratégia interessante é investir em rituais de autocuidado, como um compilado de exercícios físicos diários ou até mesmo a famosa rotina de ‘’skin care’’ (em português, ‘’cuidado com a pele’’). Essas são excelentes maneiras de se desconectar, descansar a mente e, ao mesmo tempo, praticar gestos saudáveis de autoamor/autocuidado.

6- Procure por trabalhos voluntários

Outra excelente - e nobre - opção para se desconectar das preocupações durante as férias são os trabalhos voluntários em prol da sociedade. É fácil encontrar Organizações não Governamentais (ONGs) e iniciativas beneficentes precisando de voluntários para se manterem, logo, sua ajuda - mesmo que temporária - sempre será bem-vinda. Ao colaborar com projetos desse tipo, você estará fazendo o bem à parcela da população que precisa de ajuda. Essa experiência poderá contribuir, ainda, para o incremento do seu currículo.

Nesse sentido, uma prática inovadora que pode ser útil para as suas férias é o Work Exchange. Os adeptos a essa modalidade oferecem seu tempo e disponibilidade para atuarem em projetos sociais ao redor do mundo. Em troca, pedem apenas por acomodação e alimentação. Essa é uma excelente maneira de conhecer novos lugares e culturas e, ao mesmo tempo, fazer o bem. Que tal experimentar?

7- Aposte na leitura

É comum ouvir que ler é uma forma de ‘’viajar sem sair do lugar’’. De fato, a leitura é uma forma de distração capaz de extrair muito da concentração e do foco de quem a pratica. Por isso, exercê-la é uma excelente maneira de se desconectar das preocupações durante as férias. É, ainda, uma ótima forma de enriquecer o seu vocabulário e ampliar a sua aprendizagem sobre novos e diferentes temas. Uma boa estratégia é pedir uma lista de indicações aos seus professores. Eles saberão indicar obras importantes para a sua área.

8 - Tente afastar-se das telas

Essa atitude pode te ajudar a ficar longe de informações capazes de trazer preocupações. Também é uma forma de se desconectar do mundo das redes sociais e se conectar mais consigo mesmo(a), se conhecer melhor: seus gostos, preferências e hobbies. A desconexão das telas também tem como consequência uma maior disponibilidade de tempo para a convivência com amigos e familiares, o que, como explicado, pode trazer inúmeros benefícios.

9- Experimente técnicas de meditação

As práticas meditativas - como a Mindfulness - têm tido seus benefícios cada vez mais comprovados por pesquisas científicas. Elas podem ser ótimas aliadas para quem - como você - quer se desconectar da rotina agitada do dia a dia. Isso acontece pois são capazes de acalmar a mente em meio ao turbilhão de pensamentos que por vezes atingem-na. Além disso, podem ajudar seus praticantes a atingir uma maior concentração nas atividades para as quais desejam direcionar a sua atenção.

Ainda que as férias sejam um período desejado por muitos alunos, ainda é comum que alguns deles encontrem dificuldades para, durante essa época, se desconectarem dos assuntos e preocupações relacionadas aos estudos. Por isso, se você é estudante e em breve entrará em recesso, é importante atentar-se às dicas mencionadas, garantindo um descanso completo e de qualidade.

Depois de conhecer algumas estratégias para tornar o seu descanso mais prazeroso, que tal aproveitar o momento de aprendizado para entender melhor sobre a importância de desenvolver competências e habilidades? Aprimorá-las pode ser fundamental não apenas para o seu desempenho corporativo/profissional no futuro, mas também para a sua evolução pessoal. Clique aqui e descubra mais!

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05