Redação Afya - out 30, 2020

Conheça 10 materiais necessários para a graduação de Odontologia

Além de se matricular em uma faculdade de odontologia, adquirir alguns materiais específicos também está entre os passos importantes para a sua graduação na área.

As atividades práticas do curso permitem que os alunos possam testar os conhecimentos e aprendizados teóricos adquiridos durante as aulas. Muitas vezes, elas se dão por meio de atendimentos em clínicas, por exemplo.

É para executar essas atividades da melhor maneira possível que servem os materiais que serão adquiridos. Além de, muitas vezes, serem de uso obrigatório, ajudarão a garantir uma experiência prática completa e adequada. Ter domínio sobre eles é uma forma de já se preparar para o mercado de trabalho, estando um passo à frente quando chegar a hora de usar no dia a dia.

Conheça alguns desses instrumentos na listagem abaixo:

Jaleco

O jaleco é considerado uma das peças principais do uniforme de um profissional da odontologia. Ele deve possuir mangas longas e ser de cores claras. A sua função é impedir o contato do profissional com fluidos e partículas que podem se projetar até ele durante o atendimento do paciente. É por motivos como esse que o traje deve permanecer fechado.

Roupas brancas

As roupas brancas são, muitas vezes, requisitos das faculdades para a atuação do aluno em clínicas. Por isso, separe calças, camisetas e até mesmo calçados dessa cor para dar início às suas atividades práticas.

Touca, Máscara e Óculos de proteção

Com exceção do óculos, esses instrumentos normalmente são descartáveis. Como a proximidade entre o profissional e seus pacientes é alta, esses materiais são usados por ele para se proteger, evitando o contato com micro-organismos.

Os óculos de proteção evitam que resíduos de procedimentos realizados no paciente entrem em contato direto com os olhos do profissional, causando lesões.

Luva

As luvas permitem uma manipulação mais adequada e higiênica de materiais específicos relacionados a odontologia. Podem ser de borracha (usadas para a limpeza de superfícies), de procedimentos (usadas para manipular materiais, esterilizá-los e realizar atendimentos) ou cirúrgicas (para cirurgias). Cada tipo possui uma funcionalidade específica e deve ser usado corretamente.

Sugador descartável

Esse equipamento é utilizado para sugar líquidos, principalmente a saliva, na boca do paciente durante a realização de procedimentos. Ele é responsável não apenas por facilitar o trabalho do profissional, mas também por proporcionar maior conforto para quem está sendo atendido.

Sonda exploradora

É um instrumento usado para explorar a cavidade bucal do paciente e checar possíveis problemas, como cáries. Seu formato é, basicamente, o de um gancho de metal.

Seringa carpule

Esse tipo de seringa é usado principalmente para a aplicação de anestesias, como para a extração dos dentes sisos, procedimento frequentemente realizado por estudantes.

Ao contrário das anestesias que atingem apenas os dentes ou as gengivas, em alguns casos é preciso usar um tipo injetável. É aí que entra a Seringa Carpule.

Curetas e Raspadores periodontais

Esses instrumentos têm como função principal remover o tártaro dos dentes do paciente. Se não tratado e removido, esse acúmulo de placa bacteriana pode provocar cáries ou até mesmo problemas gengivais.

É importante lembrar que, mesmo que você escolha não seguir a área da Periodontia (que trata doenças relacionadas à região da gengiva, por exemplo), esses são materiais considerados fundamentais para a sua formação na universidade.

Espelho clínico

Tem a função de auxiliar no direcionamento da luz do refletor para o local escolhido. Além disso, ajuda a afastar a língua do paciente, facilitando a execução de alguns procedimentos. Esse material também permite uma visão melhor da cavidade bucal, favorecendo o diagnóstico de anormalidades.

Porta Amálgama

Esse instrumento está relacionado aos famosos ‘’canais’’ e tem como objetivo possibilitar o transporte e a inserção da Amálgama (Liga de mercúrio com outro metal) na cavidade dentária escolhida.

Onde encontrar esses materiais?

Apesar de não serem encontrados em lojas comuns, como supermercados, esses instrumentos são vendidos em lojas especializadas, comumente denominadas de ‘’dentais’’. Se você está a procura de uma, pode também pedir indicações de seus professores ou profissionais da área.

Esses estabelecimentos, por sua vez, podem ser encontrados também na internet, para que as compras sejam feitas de forma online. Essa modalidade é ideal para quem gosta de fazer aquisições sem se deslocar ou até mesmo para aqueles que têm o costume de comparar preços.

Vale lembrar ainda que, apesar do valor de investimento nesses materiais ser alto, alguns deles podem ser utilizados não só durante a faculdade, mas também até anos depois. Além disso, outros, se comprados em maior quantidade, podem apresentar preços mais reduzidos.

Esse investimento fará toda a diferença na sua aprendizagem prática durante a graduação, por isso é tão necessário. Usando esses, você estará adquirindo novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, se preparando para atuar no mercado de trabalho.

Agora que você já conhece alguns dos materiais essenciais para a graduação em odontologia, que tal se inscrever no vestibular?

Conheça as instituições de ensino do grupo Afya Educacional:

ITPAC Palmas
ITPAC Porto Nacional
UNIDEP
UNITPAC
UNINOVAFAPI
UNIPTAN

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos