Redação Afya - abr 1, 2021

Concurso público em Odontologia: conheça melhor esse desafio

É formado em Odontologia (ou pretende fazer isso) e procura por uma oportunidade de trabalho desafiadora? Então os concursos públicos na área podem ser o caminho certo para você.

Conhecidos por suas várias vantagens, eles são a oportunidade ideal para os profissionais que buscam por estabilidade no mercado de trabalho, boa remuneração e até mesmo crescimento na carreira.

Para que você possa desfrutar desses e outros benefícios, é necessário esforço e dedicação. Por serem concorridos, os concursos públicos simbolizam um grande desafio. Mas, apesar de difícil, a conquista de uma vaga não é impossível.

Continue a leitura e conheça mais sobre o funcionamento desse processo seletivo, bem como as possíveis áreas de atuação para os profissionais formados em Odontologia que escolhem seguir esse caminho. Não para por aí: descubra também dicas para conquistar a tão sonhada aprovação!

Como funcionam os concursos públicos?

Os concursos públicos são processos seletivos que, abertos por órgãos públicos, visam o preenchimento de vagas de emprego no âmbito federal, estadual ou municipal. Normalmente, a seleção funciona por meio da aplicação de provas que possuem questões sobre temas gerais e específicos. No caso das oportunidades para a área militar, muitas vezes é realizado também um Teste de Aptidão Física (TAF).

Sobre as provas, é comum que os assuntos e disciplinas a serem cobrados nelas sejam disponibilizados pelo próprio órgão organizador em documentos chamados editais. Dessa forma, cabe aos candidatos se organizarem e estudarem tendo-os como base.

Vale lembrar que, para que os profissionais da área de Odontologia estejam aptos a se candidatarem para esse tipo de processo seletivo, precisam apresentar diploma de formação no ensino superior em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais as áreas de atuação?

Os concursos públicos em Odontologia oferecem várias possibilidades de atuação. Um dos principais órgãos contratantes é o Sistema Único de Saúde (SUS), que convoca profissionais das mais diversas áreas da Odontologia, como Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística e Endodontia. Outro órgão empregador é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que oferece vagas em hospitais universitários federais.

Outras possibilidades de inserção no mercado de trabalho são na gestão pública, no serviço militar e em tribunais. No primeiro caso, o profissional fica responsável por tarefas administrativas relacionadas à gestão da saúde pública. Já no segundo ramo, o trabalhador passa a integrar o corpo médico da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Por fim, na última ocupação, o concursado pode integrar a comissão técnica que ajuda, por exemplo, na elaboração de laudos periciais.

Quais as vantagens de ser um concursado em Odontologia?

Apesar da aprovação em um concurso público de odontologia demandar muito esforço e dedicação, as vantagens de trabalhar na área fazem com que todo esse empenho seja recompensado. Conheça alguns dos benefícios de atuar no ramo:

Estabilidade

É comum que, após três anos trabalhando no mesmo órgão, o profissional receba uma garantia de que não será desligado. Logo, a sua demissão torna-se possível apenas mediante a situações como infrações graves e ou desempenho insatisfatório em avaliações de performance. Essa medida favorece a estabilidade do colaborador na empresa onde trabalha.

Possibilidade de crescimento

É comum que os concursados tenham um plano de carreira, um planejamento que tem em vista as possibilidades de mudança de função e crescimento dos colaboradores dentro da empresa/órgão. Logo, eles têm a chance de migrar de cargo/setor podendo, inclusive, subir na hierarquia da organização.

Vale lembrar, porém, que nem todos os empregadores oferecem essa chance. A carreira militar é um exemplo de ramo em que essa oportunidade é mais comum.

Aquisição de experiência

As experiências de um colaborador no mercado de trabalho ajudam na sua formação como profissional. A vivência de trabalhar como concursado público em odontologia não é diferente: ela acrescenta muito à bagagem de conhecimentos do trabalhador.

O desafio começa na aprovação: é preciso muita dedicação e disciplina na preparação para o processo seletivo e superação dos concorrentes. Todo esse esforço agrega sabedoria ao participante, ajudando-o a progredir profissionalmente.

A jornada de aprendizados não termina por aí: após ser selecionado para o cargo, o novo funcionário público tem a oportunidade de absorver conhecimentos das suas tarefas diárias e, assim, se desenvolver. Dessa forma, ele passa a viver novas experiências, importantes para a formação e consolidação do seu caráter profissional.

Auxílio à população

Além de todas as vantagens já citadas, não há como não mencionar outro grande benefício de trabalhar como concursado em odontologia, principalmente no atendimento ao público: o prazer de prestar auxílio à população por meio dos cuidados com a saúde. Usar o seu talento para fazer o bem para a sociedade pode ser um tanto quanto gratificante, não é mesmo?

Como se preparar?

Se preparar para conquistar a aprovação em um concurso público não é uma tarefa fácil. Para garantir a tão sonhada vaga, é importante seguir algumas dicas que farão toda a diferença no seu processo de preparação. Conheça-as:

1- Consulte os editais

Consultá-los é uma forma de ficar por dentro dos assuntos que serão cobrados e, assim, organizar os seus estudos com base neles. Vale lembrar que esse documento também é importante para que o candidato fique ciente das regras estabelecidas pela organização do concurso.

Ainda que o edital seja importante, é essencial que o candidato não se prenda a ele para começar a estudar. Se você participará de um concurso, lembre-se de adiantar os seus estudos com base em conteúdos importantes, que geralmente caem nas seleções.

2- Se programe

Faça um cronograma de estudos que inclua todos os temas que possivelmente serão cobrados na prova, bem como os que forem divulgados no edital. Distribua-os como achar melhor. O importante é conciliar o estudo com outras atividades diárias essenciais.

3- Refaça provas antigas

Uma ótima forma de absorver e memorizar os conteúdos é realizar exercícios. Para tornar a sua preparação ainda mais eficaz, é interessante buscar as provas antigas dos concursos desejados e resolvê-las. Dessa forma, você terá uma maior noção sobre o estilo das questões da banca e os assuntos comumente cobrados.

4- Converse com um concursado

Outra forma eficaz de se preparar para um concurso é conversando com alguém que já tenha passado por essa mesma experiência. Essa pessoa poderá te fornecer dicas e conselhos sobre a preparação para esse desafio, regras importantes, conteúdos relevantes e outras informações úteis.

5- Tenha persistência

Nem sempre será fácil dedicar horas do seu dia ao estudo, porém, é importante ter em mente que esse empenho é em prol de um objetivo maior: conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Após essa jornada, todo o seu esforço será recompensado.

Onde estudar odontologia?

Antes de pensar em se inscrever para um concurso público de Odontologia, é fundamental escolher a instituição de ensino certa para se graduar na área.

Para facilitar a sua escolha, separamos uma relação de faculdades associadas ao Grupo Afya que oferecem essa opção de curso. Reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), contam com um ensino de qualidade, sinônimo de inovação e compromisso. Confira:

Agora que você já conhece as vantagens de seguir o caminho dos concursos públicos e sabe como se preparar para esse tipo de desafio, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre a área da Odontologia? Conheça agora mesmo 10 materiais essenciais para essa graduação!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos