Redação Afya - dez 18, 2020

Competências e habilidades: conheça 9 dicas para desenvolvê-las

O aprimoramento de habilidades e competências é responsável não apenas pelo bom desempenho no ambiente corporativo, mas também para a conquista de metas, objetivos e propósitos pessoais. Por esse motivo, é tão importante entender o significado desses conceitos e, claro, como desenvolvê-los.

O que são competências? E habilidades?


A palavra competência está relacionada à capacidade de solucionar determinado problema ou passar por determinada situação. Na área da administração, seu significado faz referência à junção de três elementos básicos: conhecimentos, habilidades e atitudes.

O conhecimento refere-se ao conjunto de aprendizados teóricos que uma pessoa conquistou, sejam eles providos da escola, faculdade ou situações da vida. Já a atitude é a iniciativa para promover mudanças e evoluções. As habilidades, por sua vez, correspondem às aptidões necessárias para executar alguma tarefa com maestria.

Normalmente, elas podem ser divididas em técnicas (que envolvem o manejo de objetos), cognitivas (relacionadas às habilidades mentais que um indivíduo adquire ao longo da sua vida) e interpessoais (relacionadas a pessoas).

Qual a diferença entre elas?

De modo geral, pode-se dizer que o conceito de competência é mais amplo que o de habilidade. A segunda palavra refere-se às aptidões necessárias para cumprir determinadas tarefas. Mostra, então, o que é preciso para realizá-las, quais os saberes essenciais. Já a primeira trata-se da capacidade de unir os próprios conhecimentos a essas aptidões, gerando mudanças e melhorias. É ela que informa sobre como determinada ação ou processo será executado.

Para exemplificar, pense no exemplo de um fazendeiro. Ele pode ser habilidoso em saber manipular as sementes de plantas ou em tirar o leite da vaca, por exemplo. Mas nada disso adiantará se ele não tiver a competência de unir essas habilidades e saber administrar toda a fazenda de forma eficiente e cuidadosa.

Como desenvolvê-las?

Para crescer profissionalmente e pessoalmente, é essencial cultivar ações e comportamentos que sejam positivos para o aprimoramento das suas competências e habilidades. Alguns deles são:

1- Acolha feedbacks

Seja qual for a fonte dos feedbacks, procure entendê-los e absorvê-los. Eles são excelentes formas de perceber uma visão externa sobre seus comportamentos e atitudes que precisam ser desenvolvidos, mantidos ou até mesmo eliminados.

2- Busque o autoconhecimento

Quanto mais você se conhece e sabe sobre si, mais fácil é identificar o que atrapalha o seu desempenho ou contribui para ele. Logo, o autoconhecimento, se somado à disciplina, pode te ajudar a eliminar vícios desfavoráveis e a buscar saberes que podem ser benéficos para a sua evolução, como novas competências e habilidades..

3- Invista em novos aprendizados

Especializações, mestrados, doutorados, palestras, workshops, cursos online: todas essas oportunidades são grandes chances de ampliar os seus conhecimentos. Quanto mais você aprende sobre temas diversos, maiores são as suas chances de desenvolver novas competências e habilidades que poderão ser úteis em sua vida.

4- Tenha inspirações

Observar é uma forma importante de aprender. Por isso, se atentar aos comportamentos e atitudes de alguém que te inspira pode ser uma forma de visualizar quais competências e habilidades você gostaria de desenvolver, te motivando a correr atrás de novos aprendizados . É também uma maneira de absorver novos conhecimentos e saberes.

Para a sua inspiração e observação, é interessante escolher pessoas com as quais você se identifica, seja profissionalmente ou pessoalmente.


5- Esteja sempre aberto(a) para aprender

Outra forma de desenvolver suas habilidades e competências é reconhecendo que você sempre pode aprender mais. Por isso, nunca se feche para novos conhecimentos: lembre-se que há sempre algo novo para absorver. Logo, você pode buscar ser cada vez mais competente e habilidoso.


6- Defina suas metas e objetivos

Fazendo isso você poderá saber com mais clareza quais habilidades e competências contribuirão para que você alcance seus propósitos. Dessa forma, terá uma caminhada com objetivos definidos e focada na sua realização pessoal.

7- Se atualize sempre

Quem deseja se manter atualizado precisa estar sempre pronto para acompanhar as evoluções da sociedade. Para isso, cultive o hábito de ler revistas, jornais e portais informativos online. Dessa forma, você estará conectado com o mundo e saberá quais competências e habilidades estão sendo exigidas e requisitadas pelo mercado de trabalho, por exemplo. Dessa forma, poderá se dedicar a desenvolver aquelas que corresponderem aos seus interesses profissionais e pessoais.

8- Experimente o coaching

O coaching é um conjunto de estratégias e ferramentas que pode te ajudar a alcançar determinado objetivo de forma mais rápida. Essa pode ser uma boa maneira de encontrar novos caminhos e formas de desenvolver as suas competências e habilidades. Se executada por um bom profissional, além de te motivar, a técnica pode contribuir para uma mudança de hábitos positiva, capaz de favorecer a sua aprendizagem.


9- Exercite a escuta ativa

Sempre que tiver a oportunidade de aprender com alguém, dê seu máximo para se concentrar e absorver todo o conhecimento transmitido. Se necessário, faça anotações e tire dúvidas. Exercendo essa prática, as chances de desenvolver suas competências e habilidades por meio de novos conhecimentos são muito maiores.

Agora que você já sabe como desenvolver suas habilidades e competências, que tal começar a fazer isso? Você pode iniciar a sua prática pensando em aprimorar os seus estudos: conheça formas de aumentar a sua produtividade por meio da organização e da memorização!

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05