Pedro Ramos - ago 23, 2019

Como conseguir um financiamento estudantil?

Para estudar em uma faculdade e/ou universidade particular, será necessário realizar o pagamento da matrícula e a mensalidade. Em alguns casos, este investimento não se encaixa no orçamento mensal da família.

No entanto, o sonho de ingressar no ensino superior não precisa ser adiado, você poderá escolher alguns programas de financiamento estudantil.

Para entender as vantagens de contratar um financiamento e de tomar a decisão certa na hora de fazer a contratação, selecionamos algumas informações importantes. Veja a seguir!

como conseguir um financiamento estudantil

O que é um financiamento estudantil?

O financiamento estudantil funciona com um empréstimo. O estudante assina o contrato com a instituição financeira que a universidade possui parceria, e este órgão se compromete pagar a mensalidade do curso, ou pelo menos uma parte dela. Sendo assim, o estudante, adquire um saldo a pagar, que deverá ser quitado no futuro. 

O exemplo acima é considerado o sistema de funcionamento mais utilizado e adquirido, no entanto, pode variar de acordo com cada instituição de ensino. Na maioria, o aluno começa a pagar o saldo devedor após a conclusão do curso. As taxas de juros e os prazos para pagamento podem diferenciar, dependendo do programa de financiamento escolhido. 

Quais são os principais programas de financiamento estudantil? 

O financiamento estudantil  é realizado por bancos ou instituições de crédito, como também diretamente com a universidade (a maioria possui convênios com bancos).

Na Afya, o maior grupo de educação médica no Brasil,  são permitidos os seguintes financiamentos estudantis:

FIES

O FIES é um financiamento feito por bancos. Um dos mais solicitados é o da Caixa Econômica Federal, mas você pode consultar na sua agência se o seu banco possui essa modalidade.

O FIES, ao ser um programa criado pelo governo, ainda que com financiamento de bancos privados, seguem algumas regras.

Antes, o estudante começava a realizar o pagamento das mensalidades 18 meses após ter terminado a graduação, mas agora o valor começa a ser debitado, parceladamente, assim que ele concluir o curso.

Financiamento particular do Banco

Cada banco pode oferecer um financiamento específico, com juros e condições. Você precisará comprovar que não possui restrição no nome nas instituições SPC/SERASA e, dependo do seu Score (pontuação que varia entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia), poderá solicitar melhores condições no que se refere aos juros do financiamento.

Alguns dos financiamentos mais conhecidos, são o do PRAVALER, que é do Banco Itaú e já ajudou milhares de brasileiros a alcançar a tão sonhada graduação.

Outro destaque é o financiamento Santander Universidades - específico para quem deseja financiar a graduação em Medicina. 

VEJA TAMBÉM

Como faço para entrar na Faculdade pelo Enem?

Dúvidas sobre como escolher a profissão? 


Agora que você já conhece os principais tipos de financiamentos estudantis, chegou a hora de começar planejar a realização do sonho de ingressar no ensino superior.

Veja também o Guia do Vestibulando: saiba como entrar para uma faculdade. Baixe agora!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos