Pedro Ramos - ago 23, 2019

Como posso conseguir financiamento estudantil

Para estudar em uma faculdade particular, você  terá necessidade de fazer o pagamento de matrícula e mensalidades que muitas vezes não cabem no seu bolso, por isso a melhor opção é procurar tipos de financiamento estudantil.

O financiamento estudantil privado não é simples de conseguir, pelo fato de que implica contratar um crédito e realizar o pagamento das parcelas em tempo, para evitar acumular juros  - ou que em um determinado momento possa virar uma “bola de neve” que você não consiga pagar, sujando seu nome.

Para entender as vantagens de contratar um financiamento e de tomar a decisão certa na hora de fazer a contratação, você deve acompanhar essa leitura. Continue!

como conseguir um financiamento estudantil

Quais são os tipos de financiamento estudantil privado?

O financiamento estudantil privado é realizado por bancos ou instituições de crédito, como também diretamente pelas universidades (ainda que a maioria tenha convênios diretamente com os bancos).

Você precisará apresentar algumas documentações, mas o mais importante é ter uma boa organização financeira e consultar seus pais ou responsáveis pelo pagamento das parcelas, antes de fazer a contratação.

No caso da Afya, o maior grupo de Estudos Médicos do Brasil, são permitidos os seguintes financiamentos estudantis:

FIES

O FIES é um financiamento feito pelos bancos. Um dos mais solicitados é o da Caixa Econômica Federal, mas você pode consultar na sua agência se o seu banco possui essa modalidade.

O FIES, ao ser um programa criado pelo governo, ainda que com financiamento de bancos privados, seguem algumas regras, as quais  foram modificadas no ano passado. 

Antes, o estudante começava a realizar o pagamento das mensalidades 18 meses após ter terminado a graduação, mas agora o valor começa a ser debitado, parceladamente, assim que ele concluir o curso.

Financiamento particular do Banco

Cada banco pode oferecer um financiamento específico, com seus juros e condições. Você precisará comprovar que não tem o nome no SPC/SERASA e, dependo do seu score, pode solicitar melhores condições no que se refere aos juros de pagamento.

Alguns dos financiamentos mais conhecidos, são o do PREVALER, que é do Banco Itaú e já ajudou a milhares de brasileiros a alcançar a tão sonhada graduação. Outro que está crescendo muito é o financiamento do Santander, que é focado especificamente nos cursos de Medicina.

VEJA TAMBÉM

Como faço para entrar na Faculdade pelo Enem?

Dúvidas sobre como escolher a profissão? 

ProUni

O Programa Universidade para Todos é um dos mais conhecidos, também criado pelo Governo Federal, que outorga bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

No caso, para fazer a inscrição é necessário ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM, e logo apresentar a correspondente documentação, especialmente a que se refere à renda familiar.

Para receber esse financiamento, você precisa atender alguns dos seguintes requisitos: ter cursado em escola do ensino médio pública ou particular com bolsa financiada, ou de pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino, dentre outros.

Conclusão

Conseguir o financiamento estudantil vai precisar de análise e reflexão de sua realidade,  para que possa entender as condições de pagamento, as regras e qual das modalidades é mais vantajosa e possível no seu caso. Para melhor orientar aos estudantes na decisão, criamos o Guia do Vestibulando: saiba como entrar para uma faculdade. Baixe agora!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos