Redação Afya - fev 11, 2021

Como o LinkedIn pode ser um aliado na vida profissional?

Com a evolução da tecnologia, as redes sociais conquistaram grande espaço na vida de diferentes tipos de público. Hoje em dia, é possível notar que estão presentes por meio das mais diversas funcionalidades. Muito usada no universo corporativo, uma dessas importantes ferramentas é o LinkedIn, que tem revolucionado a forma de enxergar e lidar com o mundo profissional.

Essa rede é capaz de acompanhar o profissional em toda a sua carreira, facilitando desde o seu ingresso no mercado de trabalho até a aquisição de novos conhecimentos e saberes para a vida corporativa.

Acompanhe a leitura para descobrir mais sobre ela e entender a sua importância para a carreira de um profissional!

O que é ‘’LinkedIn’’?

O LinkedIn é uma rede social corporativa fundada em 2002 na cidade Mountain View, Califórnia, EUA. Visualmente, funciona por meio de um mural de notícias no qual aparecem publicações sobre os mais diversos temas a respeito do ambiente de trabalho ou atualizações sobre os perfis que integram uma determinada rede de conexões.

Na ferramenta, cada um possui seu perfil. Se você é um usuário, ele apresentará desde seus dados básicos, como nome e localização, até informações mais amplas, como as suas experiências profissionais, formações, competências e recomendações. Na mesma página, também são apresentados os seus interesses, ou seja, as pessoas ou empresas pelas quais você demonstrou afinidade.

Pelo fato de ser muito usada como espaço para recrutamento, bem como para o compartilhamento de dicas corporativas, essa rede é tida como um grande portal para o ingresso, a permanência e a realocação no mercado de trabalho.

Qual a importância da rede?

Como mencionado, o LinkedIn é uma forma essencial de conquistar vagas no mercado de trabalho. Isso acontece pois muitas empresas de recrutamento usam o site para buscar candidatos que possam se encaixar nos perfis pelos quais procuram. Dessa forma, convidam alguns dos usuários da rede a participarem de processos seletivos. Caso eles alcancem um bom desempenho nas próximas etapas de seleção, garantem a vaga.

Vale lembrar, ainda, que várias organizações e empregadores anunciam vagas e aberturas de processos seletivos nesse portal. Por isso, os usuários que estão sempre de olho nas atualizações do site têm maiores chances de acessar rapidamente vagas exclusivas que, muitas vezes, foram postadas apenas na rede profissional. Logo, se você sempre sonhou em fazer parte de uma empresa específica, o LinkedIn é o espaço certo para acompanhá-la e ficar de olho na abertura de oportunidades.

Por lá, todos os públicos podem conseguir uma chance profissional: desde jovens que ainda estão iniciando a sua carreira até pessoas que já começaram a sua jornada mas, no momento, procuram por realocação.

Se você já está inserido no mercado de trabalho, a rede continua sendo importante: é por meio dela que você poderá se manter visível - aos olhos das empresas - para oportunidades ainda melhores. O LinkedIn se mostra, então, um grande parceiro durante toda a sua carreira e, principalmente, no crescimento dela.

Quais as outras funções do LinkedIn?

Além de ser um ótimo espaço para encontrar marcas empregadoras, o LinkedIn também é um ambiente virtual ideal para a troca de ideias. É comum que seus usuários compartilhem por lá:

  • Lições de processos seletivos;
  • Referências artísticas;
  • Alertas sobre o mercado de trabalho;
  • Textos para reflexões pessoais;
  • Blog Posts com dicas corporativas;
  • Conteúdos de utilidade pública.

Dessa forma, você terá oportunidades de entender melhor como funciona o ambiente corporativo e de aprender lições para se destacar nesse espaço. Essa aprendizagem fará toda a diferença no seu crescimento profissional e, consequentemente, na sua carreira.

Você terá, ainda, a chance de acompanhar pessoas - ou até mesmo empresas - que te inspiram. Seguindo esses perfis, você poderá encontrar conteúdos construtivos e úteis com os quais você se identifica, considerando, assim, interessante absorvê-los. Além disso, essa também é uma maneira de entender melhor quais os valores das marcas que você admira e, assim, desenvolver habilidades e competências que dão um match cultural com as empresas das quais sempre sonhou fazer parte. Interessante, não?

Vale lembrar, ainda, da importância desse espaço virtual para realizar o famoso Networking, momento de troca de experiências com novas pessoas e profissionais. Esse contato pode ser capaz de abrir portas para você no mercado de trabalho.

Afinal, como fazer bom uso da rede?

Agora que você já entendeu a importância de se conectar ao LinkedIn, que tal conhecer algumas dicas que podem te ajudar a construir uma presença forte e eficaz nessa ferramenta?

Cuidado com a sua foto!

Mesmo que digital, o LinkedIn é um ambiente corporativo, portanto, seja estratégico e cuidadoso ao escolher a sua foto: use uma imagem sua com trajes adequados e, de preferência, um sorriso simpático e sincero.

Atualize seu perfil!

O objetivo do seu perfil nessa rede social se assemelha ao de um currículo, portanto, deve estar sempre atualizado. Sempre que houver um progresso na sua carreira ou a aquisição de uma experiência que mereça ser incluída, modifique-o.

Adicione competências!

A área de competências no seu perfil é uma maneira pela qual os recrutadores podem detectar se você tem aptidão para uma vaga e afinidade com ela, portanto, invista em atualizar essa seção e peça para que pessoas de confiança façam recomendações sobre suas capacidades.

Capriche no resumo!

O resumo é uma parte do seu perfil que também merece atenção. Logo, se empenhe em produzi-lo, planejando-se para contar, de forma sucinta, suas experiências e interesses. 

Nada de mentiras!

Inventar habilidades ou experiências não é o caminho certo, afinal, durante o processo seletivo, os recrutadores acabarão descobrindo a verdade. Buscar adquirir de fato esses incrementos é a melhor opção para se destacar no mercado.

Fale sobre as suas habilidades!

Não deixe nenhuma habilidade ser esquecida: descreva bem as suas capacidades e atualize sempre essa seção do seu perfil. Se bem alimentada, ela pode contar muitos pontos a seu favor.

Faça parte dessa rede!

Como você pôde perceber, o LinkedIn é uma rede social que funciona como grande parceira dos profissionais nas mais diversas fases da sua carreira. Ela atua não apenas na divulgação de vagas e na condução de processos seletivos, mas também no famoso networking e na concessão de aprendizados fundamentais para a vida profissional.

E você? Já tem o seu perfil nessa rede social? Se a resposta ainda é não, está esperando o quê? Crie-o agora mesmo para ampliar as suas chances de crescer e se desenvolver profissionalmente.

Baixe agora o e-book: A arte de estudar junto com a tecnologia

Book_Mockup_E-book_A-Arte-de-Estudar-Junto-com-as-Redes-Sociais

 

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem