Pedro Ramos - set 26, 2019

Como ingressar no curso de Medicina

O curso de Medicina é um dos mais procurados do Brasil, por isso é importante criar uma boa rotina de estudos e se preparar para alcançar o sonho de estudar Medicina

Hoje, a Afya é conhecida como o maior grupo de Educação Médica do Brasil, com mais de 5.700 alunos matriculados no Curso de Medicina e 11 faculdades nos estados do Piauí, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

Conheça algumas das principais dicas para poder passar com sucesso no vestibular!

como ingressar em medicina

Conhecer o edital em detalhe

Para saber o que precisa ser estudado e tentar ter ao menos uma noção sobre o que pode cair na prova do vestibular, é importante conhecer e entender cada ponto do Edital que o regulamenta.  

O que não se encontra no edital, não deve ser incluído na prova. Entretanto, você pode fazer com que o Edital seja a sua “bússola”.

Estudar com antecedência

Parece óbvio, mas um dia a mais de estudo faz a diferença para o estudante. Outro ponto importante é a organização para estudar o que é essencial para ingressar numa faculdade. Isso exigirá que você adquira  muitos conhecimentos de diferentes disciplinas - e ao mesmo tempo.

Fique de olho na data de publicação do edital. Ele fará toda a diferença para poder se organizar, participar de aulas abertas na faculdade, consultar professores, conversar com colegas e criar grupos de estudo, entre outros.

VEJA TAMBÉM
 

Criar uma rotina de estudos.

Uma rotina de estudos para entrar no Curso de Medicina é essencial. Para ter uma boa organização, distribua os conteúdos que você sente maior dificuldade em um período de tempo maior Dessa forma, você conseguirá dividir seu tempo com outras atividades.

Se você ainda está no ensino médio, trabalha, ou faz alguma atividade como esportes, danças, ou simplesmente gosta de ter uma vida social ativa, ter uma organização nos estudos fará com que você não perca um dia de estudo.

Fazer inscrição em programas como ProUni ou FIES

O ProUni é um programa do governo federal que distribui bolsas para pessoa de baixa renda em universidades particulares.

É importante saber que a bolsa não garante uma vaga; você precisará ter uma pontuação de pelo menos 720 - que é a média que se tem para garantir seu acesso ao Curso de Medicina.

Já o FIES é um crédito do governo para financiar seus estudos, também em uma universidade particular, com juros mais baixos e o qual você pagará somente uma vez que alcançou a graduação no curso.

Estude em uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil

O esforço que você fizer para passar no vestibular deve ser recompensando estudando em uma faculdade com ótima estrutura, os melhores professores e tecnologia de ponta. 

Agora que você já sabe o necessário para ingressar no curso de Medicina, aprenda mais sobre como estudar para ser aprovado em Medicina!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos