Pedro Ramos - ago 16, 2019

Como faço para entrar em uma faculdade pelo Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é organizado pelo INEP, órgão  vinculado ao Ministério da Educação, e ocorre duas vezes ao ano. Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, mas normalmente quem tem interesse em fazer parte do processo seletivo para conseguir uma vaga na universidade é que o realiza.

A nota alcançada no ENEM permite que você possa concorrer à uma vaga em uma faculdade, mas há diferentes formas de utilizá-la, a depender da instituição de ensino escolhida. Neste artigo, queremos apresentar as principais formas de acesso em uma faculdade utilizando a nota que você obteve no ENEM. Confira!

entrar-na-faculdade-pelo-enem-afya

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do Governo Federal (financiado pelo MEC), no qual você precisa fazer a inscrição tendo por base  a nota que você alcançou na prova do ENEM, a fim de concorrer a uma vaga em uma Universidade Federal.

Para se inscrever no programa, cujas inscrições acontecem 2 vezes no ano, uma em  cada semestre, você precisa ter realizado a prova e não ter zerado na Redação. Lembrando que as vagas são exclusivas para as universidade federais e não precisa ter um limite de renda.

Um dos lados positivos desse programa é que você pode se candidatar para uma vaga em uma universidade de outro Estado, pois como a prova do ENEM é realizada ao mesmo tempo no País todo, as universidades aceitam o referido Exame de modo quase que padronizado. 

ProUni

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos, o estudante precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM - realizado no ano anterior-  e não ter zerado na Redação.

O programa consiste em bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para estudar em faculdades particulares. O Grupo Afya Educacional, que é o maior grupo de Estudos Médicos do Brasil, aceita inscrições utilizando o ProUni.

O programa é destinado para estudantes  cuja renda familiar não supera os 3 salários mínimos “per capita”. 

Acesso direto pelo ENEM

Muitas faculdades particulares do Brasil já estão aceitando a nota do ENEM como único requisito para conseguir uma vaga, ainda que estabeleçam seus próprios critérios como, por exemplo, ter alcançado uma nota mínima na Redação, ou uma pontuação específica na área em que você deseja estudar. Por exemplo, para Medicina, normalmente é necessário ter alcançado uma nota alta nas perguntas de Ciências Biológicas.

O importante é que você precisará tirar uma nota na prova alta se quiser uma vaga em um curso muito concorrido, por exemplo, a já mencionada Medicina, Direito ou alguma Engenharia.

ENEM complementando a nota do Vestibular

Há algumas universidades que preferem misturar os dois métodos de ingresso para que o estudante use a pontuação no ENEM e, ainda,  faça uma prova vestibular na para conseguir a vaga.

O cálculo e as regras dependem de cada instituição, por isso é importante consultar com detalhes quais são os requisitos exigidos pela instituição de ensino escolhida

Agora que você já sabe quais são as formas de  aproveitamento da sua nota do ENEM, confira as dicas que temos no Guia do Vestibulando: saiba como entrar para uma faculdade e garanta a sua vaga!

Conheça a AFYA



Escrito por Pedro Ramos