Redação Afya - mai 22, 2020

Como tirar nota máxima na redação do Enem?

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) corresponde a 20% da nota final do candidato na prova. Quem pretende conseguir uma vaga na graduação usando esta avaliação deve se esforçar para escrever um bom texto e saber como fazer uma redação para o Enem. 

A redação nota 1000 (nota máxima) é o sonho de muitos candidatos, especialmente os que buscam cursos mais concorridos, como Medicina. Por outro lado, quem tem dificuldades em escrever, muitas vezes, se preocupa somente em não tirar zero na redação do Enem

Ao zerar a redação, o candidato pode perder ótimas oportunidades, como ingressar em uma universidade pública ou receber bolsas e financiamentos para faculdades privadas. Os programas do governo federal, como Fies e Prouni, por exemplo, eliminam candidatos com zero na redação do Enem.  

Alguns fatores, como fugir do tema proposto, não atingir a quantidade mínima de linhas, não seguir a estrutura dissertativo-argumentativa ou copiar partes de textos da própria prova do Enem são motivos para tirar zero na redação.

A Cartilha do Participante, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), detalha o que pode fazer com que o candidato receba um zero.  

Como começar uma redação do Enem 

Inicialmente, leia com bastante atenção os chamados “textos motivadores” - materiais que contextualizam o tema proposto podem  ser textos de jornal, artigos, poesias, etc. Depois, escreva as ideias que vem à sua mente para não perder nada. Nesse momento, você ainda não precisa se preocupar com a estrutura e a sequência lógica do texto. 

Em seguida, organize suas ideias por tópicos e comece a pensar na divisão: introdução + desenvolvimento + conclusão. Comece com uma apresentação geral de seus argumentos e depois, em cada parágrafo, detalhe cada um deles. Na conclusão, retome as ideias da introdução junto com os principais argumentos e proponha uma solução ao problema proposto no tema da redação. 

Lembre-se sempre de usar a Normal Culta da Língua Portuguesa e de desenvolver um texto que tenha coesão (ideias e parágrafos que se conectam) e clareza. Seja objetivo. É melhor escrever um texto com linguagem simples que seja compreendido pelos corretores do que usar palavras difíceis e frases muito longas, escrevendo de maneira truncada. Ao final, antes de passar a limpo, releia atentamente sua redação do Enem. 

Como fazer uma boa redação no Enem

A melhor forma de escrever bem é treinando bastante. Se você está se preparando para o Enem, dedique um tempo de seus estudos para a produção de textos. O ideal é produzir uma redação por dia, assim você vai pegando a prática. 

Na internet, é possível encontrar cursos online com professores especialistas em redação (como Descomplica e Imagine Redação), bem como empresas que oferecem correção de textos que utilizam os mesmos critérios dos avaliadores do Enem (como Redação Online e Redação Nota 1000). 

Esse tipo de serviço ajuda muito o candidato porque apenas escrevendo, sem receber feedback de quem é especialista na área, a pessoa pode não saber se está no caminho certo para uma boa redação. 

Aprender a desenvolver uma boa redação pode ajudar o candidato na prova de maneira geral, já que para isso ele precisará utilizar habilidades de interpretação de texto e também vai ter que organizar internamente seus pensamentos antes de colocá-los no papel.

Com uma boa nota na redação do Enem e na média da prova, você já está a um passo da graduação!

Confira então como entrar em uma faculdade pelo Enem.

Escrito por Redação Afya