Pedro Ramos - set 24, 2019

Como estudar para ser aprovado em Medicina

O Curso de Medicina no Brasil é um dos mais procurados e desejados por grande parte dos vestibulandos, torna-se desafiador e fascinante.

A realidade é que ele precisa de esforço e dedicação como qualquer outro curso, mas também de muita disciplina para saber focar nos objetivos principais.

Por isso separamos as principais dicas que você poderá seguir para ser aprovado no vestibular de Medicina. Sem receitas mágicas! O planejamento e a aplicação serão seus maiores guias no estudo de estratégias e métodos rumo a aprovação. Confira!

como passar em medicina

Saber definir suas prioridades

É comum que muitos vestibulandos foquem a maior parte do seu tempo somente nos estudos e na tão sonhada aprovação. Infelizmente, muitos acabam criando uma rotina cansativa e repetitiva. Para não criar hábitos que geram estresse e desestimulam, é preciso manter o equilíbrio. Pode parecer desafiador  no primeiro momento, mas com algumas ferramentas, tudo fica mais fácil.

Organizar seus horários com uma agenda de bolso, um caderno, com o Google Agenda ou outro aplicativo são algumas das principais formas de se organizar e de manter sua rotina diária - e, claro, sem prejudicar os estudos para Medicina. 

Montar sua rotina de estudos por dia

Criar um cronograma de estudos é uma excelente opção para quem tem dificuldade em se organizar. Afinal de contas, a desorganização é amiga da procrastinação. Quando não se segue um cronograma fica muito mais fácil se perder entre as diversas matérias cobradas no vestibular. Isso faz com que os conteúdos se acumulem!

Você pode dividir suas matérias entre os dias da semana. Na segunda-feira você estuda química, na terça-feira biologia, na quarta-feira fisiologia e assim por diante. Muitas vezes, elaborar um planejamento durante a semana é bem complicado por causa de outras atividades. Se possível, aproveite também os finais de semana para se organizar.

VEJA TAMBÉM
 

Manter uma vida saudável

 Entender que é preciso estudar bastante é importante, mas compreender que seu corpo precisa de repouso, preserva a sua saúde.Criar um bom plano de estudos lhe auxiliará a manter um bom ritmo de aprendizado. Além disso, saber organizar suas atividades e horários são fundamentais no combate a exaustão.

Praticar esportes ao ar livre, ir à academia, à meditação ou yoga, são algumas das tantas opções que você pode realizar para manter o equilíbrio em sua vida, que é um fator essencial para tirar melhor proveito de suas horas de estudo.

A alimentação também é um fator chave nessa etapa. Evitar alimentos gordurosos e açucarados colaborará para que seu corpo processe melhor os alimentos, favorecendo a circulação de sangue e, em consequência disso, sua atividade mental. Dessa forma, sua mente estará mais disposta a absorver o que você vê, lê e ouve.

Aplicar técnicas e horários de estudo

Com relação aos horários de estudo, avaliar quais são as horas do dia mais produtivas para seu aprendizado é fundamental. Ao perceber que pela noite o seu ritmo de aprendizado é mais intenso, priorize as matérias mais desafiadoras nesse horário. Se é pela manhã que você encontra mais facilidade para estudar, foque nesses conteúdos pela manhã.

Uma das técnicas mais comuns e populares é a Técnica Pomodoro, na qual você estuda durante 25 minutos, faz intervalo de 5  e logo retorna por outros 25. É importante focar e não ser interrompido nesses 25 minutos para alcançar a máxima concentração.

Se você sente que não está conseguindo entender algum tema, não há problema em adiá-lo para outro momento. Lembre-se: estruturar uma boa rotina de estudos requer tempo e paciência. O melhor disso tudo é que a rotina que é construída agora certamente lhe ajudará na universidade.

Pensar nos futuros frutos 

O melhor estimulante que você pode ter é saber que no futuro poderá colher os frutos de todos os esforços realizados. O prazer de ver seu nome na lista dos aprovados será uma das experiências mais incríveis da sua vida.

O curso e a carreira de medicina precisam estar constante atualização. Por essa razão, os hábitos e as práticas de estudo que são adquiridas agora vão lhe ajudar por toda a carreira.  

Assim como os antigos formandos encontram desafios hoje, no futuro você se deparará com novas tecnologias no ramo de Medicina. Veja também o nosso post sobre como a Tecnologia pode ajudar a Medicina.

FAÇA MEDICINA!

Escrito por Pedro Ramos