Pedro Ramos - ago 21, 2019

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais procurados no Brasil pelas amplas opções de emprego que tem e por que os formandos têm a possibilidade de transformar a realidade de muitas pessoas e do ambiente onde vivem.

A Graduação tem dupla formação, uma é a arquitetura que trabalha com a execução de projetos arquitetônicos em espaços fechados ou abertos, sejam públicos ou privados, ou seja que uma pessoa, grupo ou empresa contrate ou o mesmo governo.

Já a outra, tem o foco urbanista, que é o que trabalha com o planejamento em grande escala de condomínios, bairros, parques ou até cidades.

Conheça em detalhes como é o curso de Arquitetura e Urbanismo da Fasamoc, Fasavic e Uninovafapi!

curso-de-arquitetura-e-urbanismo-afya

O que se estuda no curso de Arquitetura e Urbanismo?

Na área de Arquitetura e Urbanismo, o profissional deverá se comunicar de forma bem clara com os clientes e as pessoas que vão desfrutar da obra final. Ele irá trabalhar com desenhos, maquetes, muitas vezes apoiado de sistemas computadorizados, como  Autocad, Revit, Sketchup, entre outros.

Durante o curso, o estudante deverá mergulhar não só na teoria da Arquitetura, leis da física, matemática e etc, ele vai precisar entender a sociedade, como se transformou com o passar do tempo, às vezes estudando muita história e, analisando como era arquitetura antigamente, para assim, compreender melhor as demandas e o que as pessoas realmente precisam.

A referência mais popular em Arquitetura no Brasil é o Oscar Niemeyer e seus trabalhos são reconhecidos no mundo todo.

Disciplinas técnicas são muito importantes no curso, sendo vital aprender conceitos básicos da matemática e da física, pois são essenciais para entender a materialização do projeto, como por exemplo, a compreensão das forças que atuam na edificação para que se tenha o equilíbrio.

O estágio no curso de Arquitetura e Urbanismo

O estágio no curso pode acontecer a partir da metade da graduação, e é importante ter alguns conhecimentos extracurriculares para se dar bem nessa etapa, além de ampliar as possibilidades de vagas de emprego depois de formado.

Como comentamos, durante o curso você aprenderá a usar algumas ferramentas muito importantes, como Autocad, mas nem sempre se consegue extrair o máximo do software, por isso quantos mais cursos adicionais você consiga fazer, maior a possibilidade de conseguir estágio.

Sempre é bom saber, como em qualquer estágio, que apesar de não ser remunerado, você vai adquirir experiências muito boas que vão posicionar seu currículo e obter conhecimentos  que só se aprendem na prática.

VEJA TAMBÉM

Conheça os melhores profissionais arquitetos

Dúvidas sobre como escolher a profissão?

Como é o trabalho de um Arquiteto e Urbanista?

Segundo o Censo de Arquitetos e Urbanistas de 2018, um arquiteto urbanista recém formado tem muitas chances de conseguir emprego rapidamente. As possibilidades são empreender, ou conseguir o primeiro emprego em algum escritório de arquitetura ou nas prefeituras, trabalhando com planejamento urbano.

O profissional às vezes começa montando o próprio escritório em um coworking ou em casa, mas é bom saber que o principal campo de atuação é nas cidades menores, que são as que estão crescendo mais em infraestrutura e construção, se comparado com as principais capitais brasileiras.

Comece hoje a criar sua carreira de arquiteto e urbanista

As universidades do grupo Afya possuem diversos campus no Brasil todo, tendo como destaque o curso de Arquitetura e Urbanismo, faça sua inscrição hoje na sua universidade!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos