Pedro Ramos - ago 14, 2019

Como é o curso de Agronegócio?

O Brasil é uma potência agrícola no mundo, e para manter esse status é necessário ter profissionais formados em Agronegócio.O Curso de Tecnólogo em Agronegócio pode ajudar os jovens a alcançarem uma saída profissional rápida e com boa remuneração, trabalhando não só com agricultura e pecuária, mas em toda a cadeia do agronegócio, que é essencial  no desenvolvimento do Estado.

A formação no curso é bem ampla. O Tecnólogo tem uma duração de 3 anos ou 6 semestres.  Conheça mais sobre o curso de Agronegócio em Tocantins!

Grade curricular do curso de Tecnologia em Agronegócio

A grade curricular é composta por disciplinas principalmente práticas sobre diferentes técnicas agrícolas para otimizar a produção de alimentos. A maioria das matérias são relacionadas com as Ciências Agrárias e voltadas à gestão no ambiente rural. Por exemplo:

  • Conservação do solo;
  • Fertilidade Agrícola;
  • Manejo de animais;
  • Reprodução de Animais;
  • Economia Rural;

Para que haja maior preservação do meio ambiente, faz-se necessária a formação de profissionais que entendam e conheçam as necessidades, não somente dos solos brasileiros e recursos naturais, mas também das necessidades de nosso planeta.

agronegocio-curso-afya

Como são as aulas no curso de Agronegócio?

No Curso de Tecnólogo em Agronegócio o estudante estará em contato direto com professores que atuam diretamente no Agronegócio, não só tocantinense, como do Brasil.

As disciplinas contam com aulas práticas em laboratórios modernos e em campo.

As aulas práticas de campo contam com o que há de mais moderno em máquinas e implementos agrícolas, e estão aliadas a visitas técnicas em propriedades e instituições de renome.

Perfil do formado em um curso de Agronegócio

O Tecnólogo em Agronegócio será responsável por viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de diversos negócios na agropecuária e na agroindústria, a partir do domínio de diferentes processos de gestão da produção, transformação e comercialização nas diversas cadeias produtivas do setor.

Prospectar novos negócios e mercados, tanto no Brasil como exterior, é um dos diferenciais que o profissional deverá enfrentar no seu dia a dia, entendendo a necessidade de fazer uma análise de viabilidade econômica desta atividade.

A introdução de uma nova maquinaria ou de alguma inovação tecnológica também são responsabilidade do tecnólogo, que deve acompanhar a implementação destes na indústria na qual está inserido, garantindo um retorno sobre o investimento realizado na compra.

Não podemos esquecer que não é apenas no interior de uma indústria que este profissional vai trabalhar, já que muitas vezes ele passará muitas horas, de sol a sol, no campo, para acompanhar a produção de perto e garantir a efetividade do processo produtivo.

Onde atua um profissional do Agronegócio?

Ao ser um profissional com um alto conhecimento dos processos produtivos do Agronegócio, o tecnólogo será responsável por monitorar, acompanhar, fiscalizar, e supervisionar diferentes processos agroindustriais de qualquer tipo de Agronegócio.

Se você tem interesse em ser um profissional do Agronegócio, conheça mais sobre o curso de tecnologia em Agronegócio em Tocantis da ITPAC.

Tecnologia em Agronegócio

Escrito por Pedro Ramos