Pedro Ramos - jun 14, 2019

Como a tecnologia mudou os consultórios odontológicos

Um cirurgião dentista ou até mesmo quem pretende cursar odontologia, se surpreenderá com o quanto a tecnologia anda lado a lado com a profissão. Há diversos avanços que beneficiaram a área odontológica e o atendimento do paciente.

Tratamentos indolores, raio-x digital de maior precisão e menor exposição à radiação, anestesias indolores ou até mesmo a redução do ruído do motor de restauração são alguns dos avanços perceptíveis ao longo dos anos.

No blog post de hoje, apresentaremos as três principais evoluções nos tratamentos odontológicos proporcionados através da tecnologia.

Confira e conheça os avanços da área!

odontologia afya

Será o fim da broca?

Parece brincadeira, mas em função de novas tecnologias para os rolamentos mecânicos, o assustador “motorzinho” para realização de restauração nos dentes já é mais sutil, proporcionando maior conforto e tranquilidade ao paciente.

Na década de noventa, um estudioso da Universidade Noroeste de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu através de um estudo o que realmente deixaria os pacientes mais calmos ao visitar seus dentistas. Ao entrevistar 100 pessoas, ele compreendeu que o trauma e pavor do paciente ao se consultar com um dentista aparecia graças ao incômodo do motorzinho de restauração.

Assim, a indústria odontológica tem investido em novas formas para aposentar de vez a broca. Ela está com os dias contados?

Scanner 2D e 3D

Para quem já utilizou aparelhos ortodônticos, foi preciso fazer o molde para mensurar as dimensões da boca. Até então, os moldes eram feitos em gesso. Graças à tecnologia, hoje é possível fazer o escaneamento diretamente na boca do paciente através do scanner 2D e 3D, que faz um modelo virtual extremamente preciso.

Este aparelho funciona basicamente como uma máquina fotográfica que registra cenas da região bucal que são captados por um software de computador. A partir deste momento, são digitalizadas fotografias em 3D, permitindo que o dentista visualize em detalhes minuciosos a região registrada.

Anestesia computadorizada

Outro grande vilão dos pacientes é a anestesia e o medo de agulhas. A ciência aliada à preocupação com o bem-estar do paciente no consultório proporcionou a concepção da anestesia computadorizada. A técnica é feita através de um aparelho eletrônico que aplica a anestesia por meio de um aparelho semelhante a uma caneta.

É possível controlar a velocidade de introdução e do volume de anestesia a serem injetados, de forma lenta e suave, diminuindo qualquer desconforto ao paciente. Já foi lançada ainda a anestesia sem agulha! Na maioria dos casos, funciona muito bem.

Essas são apenas três inovações que mostram a importância da tecnologia aplicada às técnicas odontológicas. Para ter acesso a mais conhecimento sobre odontologia, aposte nas melhores universidades do país. Se você mora no estado de Minas Gerais, a Uniptan é a escolha certa para cursar o bacharelado em odontologia. No Paraná, a melhor opção é a  Fadep. Já no Tocantins, a capital Palmas oferece o bacharelado na Itpac Palmas ou a Itpac Porto e em Araguaína na Unitpac. Por fim, no Piauí, você pode cursar odontologia na Uni Nova Fapi.

Não deixe de acessar os sites acima para ingressar nas melhores instituições de ensino do país com excelência em educação.

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos