Pedro Ramos - jul 17, 2019

Como a Nutrição e a Agronomia podem andar juntas

Muitas vezes, por simples desconhecimento, se acha que os formados no curso de Nutrição são os únicos profissionais capacitados para fornecer uma educação alimentar para os pacientes com diferentes necessidades nutricionais.

A realidade é que não é só o alimento que é consumido, mas também é importante a origem do mesmo, por isso que é essencial o trabalho dos Engenheiros agrônomos na produção dos alimentos, que acaba impactando na dieta das pessoas.

Pensar no processo de alimentação de uma pessoa, desde a produção do alimento é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população acarretando muitos benefícios no seu dia a dia.

O que faz um nutricionista?

Os nutricionistas são os responsáveis por promover uma alimentação saudável à população, sejam indivíduos saudáveis ou não, com patologias/doenças leves ou graves. 

Por isso, a educação nutricional é essencial para mudança ou melhora de hábitos alimentares e para que o corpo encontre seu equilíbrio e tenha saúde!

A Nutrição pode transformar vidas, ela oportuniza pessoas com restrições alimentares (alergias e intolerâncias) a ter uma vida normal e super saudável. Também te ensina não apenas comer bem e de verdade, mas fazer a escolha certa dos alimentos e conhecer suas origens.

agronomia-nutricao-afya

O que faz um agrônomo?

Os agrônomos trabalham na fase inicial da cadeia produtiva de todos os alimentos, e hoje eles estão ocupando um papel mais importante devido ao rápido crescimento da população e a necessidade de melhorar a produção de verduras, frutas, hortaliças e outros.

São os Engenheiros Agrônomos os responsáveis pela produção de laticínios, e tudo o que tem na agroindústria, que é o processamento de diversos alimentos de origem animal e vegetal.

Como trabalham juntas a Agronomia e a Nutrição?

A Agronomia e a Nutrição tem extrema afinidade com os alimentos, onde a Agronomia verifica as melhores condições para plantar/cultivar/colher os alimentos) e a Nutrição estuda todas as suas propriedades e seus nutrientes para suprir as necessidades do organismo humano. 

A Nutrição busca sempre a melhor forma do alimento, e a Agronomia consegue moldá-lo, dando a possibilidade para produções diferenciadas, como a produção sustentável e orgânica dos alimentos. 

Estes cursos, conseguem resgatar o que é um alimento de verdade e a importância deles para a vida.

VEJA TAMBÉM
 
 

 

Como se pode melhorar o processo de trabalho do nutricionista com o agrônomo?

A Agronomia e a Nutrição existiram desde sempre na vida das pessoas, e hoje nos possibilitam muito mais, afinal, o mundo dos alimentos não tem limites apenas possibilidades. 

O trabalho da área da agricultura, para melhorar a nutrição das pessoas é um tema em constante debate e que é tratado cada vez com mais importância pelos governos. A inclusão de diferentes técnicas naturais e de culturas milenárias que estão sendo resgatadas é parte do trabalho do agrônomo, e muitas vezes do nutricionista, visando melhorar a qualidade dos alimentos que consumimos.

Todo esse processo é necessário de ser realizado com tecnologia, para aproveitar ao máximo o solo, mas sem chegar a provocar uma falta de nutrientes que não permita obter mais alimentos.

Pensando em fazer Nutrição? Veja o curso nas Faculdades UNINOVAFAPI e UNIPTAN. Para saber mais sobre o curso de Agronomia, conheça as faculdades ITPAC Porto e UNITPAC.

Conheça a AFYA





Escrito por Pedro Ramos