Pessoas foto criado por jcomp - br.freepik.com
Redação Afya - jan 26, 2022

Conheça as principais carreiras na área de Engenharia Ambiental

Engenheiros Ambientais são as pessoas que escolheram uma formação que possibilitasse a elas trabalhar em prol do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Para eles, economia circular, desenvolvimento sustentável e reciclagem não se tratam apenas de pautas sociais a serem aprendidas, mas propósitos que garantirão às próximas gerações um mundo melhor para se viver.

Embora seja um único curso, pertencente à área das Exatas, há um leque de caminhos diferentes que o estudante de engenharia ambiental pode trilhar após a formatura para dedicar seus dias à natureza. E foi para falar um pouco mais sobre isso que nós escrevemos este artigo. Boa leitura!

Gerente de Sustentabilidade

Este é um cargo que cada vez mais empresas estão incluindo em sua estrutura. Isso porque, de uns tempos para cá, marcas eco-friendly’ passaram a ser preferidas no mercado, apesar de apresentarem preços menos acessíveis.

Responsável por desenvolver e implementar todos os programas ambientais da companhia, o gerente de sustentabilidade deve ser um eterno estudante de sua área para oferecer sempre as melhores e mais atualizadas soluções. Afinal, a legislação e a ciência estão em constante aprimoramento.

A depender do tamanho da empresa, a gestão de fornecedores também pode fazer parte do escopo de trabalho desta função a fim de garantir uma cadeira produtiva verdadeiramente limpa. Assim como: desenvolver parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs); representar a companhia junto a fóruns, eventos e demais atividades externas e internas; apresentar relatórios; e liderar uma ou mais equipes, capacitando-os a executar suas funções com o máximo de seus potenciais.

Analista do Ibama

Desde 1989, quando foi criado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) existe para fazer com que as leis ambientais sejam cumpridas. Como uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, parte dele a fiscalização de obras potencialmente poluidoras e de locais com atividades suspeitas, envolvendo animais silvestres e plantas nativas, por exemplo.

Os analistas são responsáveis também pela regulação, controle, licenciamento e auditoria; pelo ordenamento de recursos florestais e pesqueiros; e pelo estimulo à difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental. Para ocupar tal cargo, deve-se ser aprovado em um concurso público.

Consultor Ambiental

Para quem quer ser dono do próprio negócio, esta é uma carreira muito promissora. Como consultor ambiental, você estará no ramo de serviços, fornecendo todo o conhecimento que adquiriu durante a faculdade para pequenas, médias e até grandes empresas que desejam adequar sua produção ao desenvolvimento sustentável.

Por meio de um plano de recuperação de áreas degradadas, um dos objetivos do engenheiro ambiental nesta carreira é ampliar os lucros de seus clientes sem colocar a natureza em risco. Outro bem diferente, porém, envolve a adequação de cadeias produtivas para que uma marca possa utilizar a sustentabilidade como mecanismo para suprir demandas sociais e vender mais.

Conhecimentos de química e biologia são fundamentais para o empreendedor que deseja abrir uma consultoria ambiental. Além disso, este profissional também precisa desenvolver suas habilidades administrativas para determinar quais práticas tornarão a produção de determinada indústria mais eficiente e menos poluente.

Analista de Projetos

Em escritórios de arquitetura voltados ao ecodesign, a atuação do engenheiro ambiental é voltada à orientação de projetos de construção civil, de forma que, desde a ocupação do solo, o meio ambiente seja respeitado. Uma vez que a graduação o prepara para trabalhar com sistemas de transporte e tratamento de lixo doméstico, obras de drenagem, gestão de saneamento, entre outras áreas, seus conhecimentos podem ser imprescindíveis para o sucesso de um projeto.

Além disso, as propriedades de todos os materiais a serem utilizados na construção também precisam ser validadas. Após uma avaliação minuciosa, o engenheiro ambiental pode sugerir a substituição de produtos e processos para que sejam produzidos resíduos menos nocivos e em quantidade mínima. Assim, impede-se que a poluição do ar, do solo e dos lençóis freáticos.

Policial Ambiental

Braço da Polícia Militar, o policiamento ambiental é feito por quatro vertentes. A primeira delas é o atendimento a denúncias referentes a infrações e atos criminosos contra a natureza, tanto nas cidades quanto na zona rural. Por meio do geomonitoramento por imagens, os agentes de cada estado também ficam de olho em seus respectivos territórios para identificar pontos de desmatamento e localizar focos de incêndio de forma mais ágil.

Proteger rios, lagos, represas e o oceano Atlântico também faz parte do escopo de trabalho dos policiais ambientais. A fim de prevenir e fiscalizar atividades econômicas sobre as águas, foram estabelecidas rotas de patrulhamento que são percorridas com embarcações oficiais. Por fim, promover a educação ambiental, pedra angular à prevenção de crimes contra a fauna e a flora do país, também é função deste profissional.

Garantia de futuro

Há uma famosa frase que resume bem a importância do trabalho dos engenheiros ambientais em nossa sociedade:

“Não herdamos a Terra de nossos ancestrais. Nós a pegamos emprestada de nossos filhos”.

- Wendell Berry

Em suas rotinas diárias, eles exercem este princípio para garantir que os recursos naturais do nosso planeta sejam utilizados de forma consciente e, assim, não haja escassez no futuro. Se você acredita que este também é o propósito da sua vida, não perca mais tempo.

Para conhecer as formas de avaliação do MEC e escolher a melhor instituição de ensino, clique aqui

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05