Pedro Ramos - jun 24, 2019

Carreira pública ou privada no Direito?

Quando o assunto é Ensino Superior, o curso de Direito é um dos mais requisitados. Essa é uma carreira promissora, com bons ganhos e que permite ao profissional exercer sua profissão, tanto no setor público como no setor privado.

Entre estudar para concursos públicos ou investir em uma carreira como advogado, qual você escolheria?

Para tirar a dúvida, vamos apresentar algumas oportunidades de atuação em cada uma dessas frentes. Confira:

O papel de um advogado

É natural que, de vez em quando, as pessoas se envolvam em conflitos de interesse umas com as outras, ou até mesmo com o Estado e outras instituições. Para solucionar esses impasses, os advogados defendem judicial e extrajudicialmente os direitos tanto de pessoas físicas (cidadãos) como de pessoas jurídicas (empresas), por exemplo. Isso quer dizer que a função de um advogado é resolver esses conflitos, de modo que todas as partes envolvidas recebam justiça.

Oportunidades de atuação na carreira pública

Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais da área pública não são nem um pouco "acomodados". Quem atua junto ao Ministério Público, nas defensorias ou na advocacia pública, por exemplo, o faz para defender o que consideram mais valioso em todo o mundo: o Direito.

São pessoas extremamente dedicadas e que compreendem a responsabilidade que assumiram com a sociedade ao escolherem sua profissão.

Os membros do Ministério Público (procuradores e promotores) atuam nos casos em que crianças e portadores de doenças mentais graves não podem procurar o apoio de um advogado para defenderem seus direitos. Além disso, quando o direito de disputa não pertence a uma única pessoa, como é o caso do direito à saúde, por exemplo, o Ministério Público também entra em ação.

A função mais importante do MP é promover a ação penal pública, pois a ocorrência de um crime não ofende somente a vítima, mas toda a sociedade. Esse é o motivo pelo qual a acusação do réu é feita pelos promotores e procuradores.

Há também os casos em que o direito violado pertença a uma pessoa que precisaria recorrer a um advogado, mas não possui condições financeiras para arcar com os honorários. É aqui que entra a Defensoria Pública, que assegura o acesso à justiça àqueles que possuem os mesmos privilégios que outros grupos sociais.

Já os advogados públicos representam os interesses da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, isto é, os interesses das pessoas jurídicas de direito público.

Um ponto bastante interessante dessa carreira é que o advogado público também pode atuar na advocacia privada, abrindo o seu próprio escritório para defender os direitos dos cidadãos e das empresas privadas - desde que essas defesas não sejam contra o próprio Estado, é claro.  

direito-mãos-afya

Oportunidades de atuação na carreira privada

Na carreira privada, por sua vez, três frentes de atuação ganham destaque: o Direito Empresarial, o Direito Civil e o Conselho Jurídico.

Os advogados das empresas atuam defendendo os interesses das mesmas nas relações entre funcionários, fornecedores, concorrentes, consumidores e o meio ambiente. Eles também são responsáveis por garantir que todas as operações das empresas estejam de acordo com as leis vigentes, prevenindo riscos e projetando estrategicamente oportunidades no campo jurídico.

Agora, se você pretende abrir o seu próprio escritório de advocacia, poderá tanto atender empresas como civis. Ao optar pelo Direito Civil, você irá zelar pelos direitos das pessoas, das famílias, das sucessões, das obrigações e das propriedades, ou seja, irá defender ações relacionadas a divórcios, pensões, heranças, dívidas ou bens, para citar alguns exemplos.

Por fim, outra frente de atuação bastante interessante no Direito Privado é o Conselho Jurídico. Os assessores jurídicos são especialistas em um determinado assunto da área do Direito e, justamente por isso, são contratados para prestar suporte legal, ajudando pessoas físicas ou jurídicas a evitar problemas futuros.  Os consultores podem fechar contratos mensais com seus clientes ou oferecer consultorias avulsas, solucionando questões mais pontuais como, por exemplo, a compra de um imóvel.

Onde estudar Direito?

Bom, agora você já conhece algumas das principais frentes de atuação no Direito, tanto na carreira pública como na carreira privada. Seja qual for o modelo escolhido, o Grupo Afya oferece os melhores cursos de Direito do Brasil!

Todas as formações possuem professores altamente qualificados e ótima infraestrutura. Além disso, os cursos oferecem todas as habilidades necessárias para que você se torne um excelente profissional, apto para exercer a profissão com seriedade, responsabilidade, competência e ética.

Veja as faculdades do Grupo Afya que oferecem o curso de Direito e escolha a mais próxima de você:

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos