Pedro Ramos - jun 29, 2019

Bacharelado ou licenciatura: o que escolher?

Então está na hora de escolher a sua graduação, mas você ainda não sabe se estuda bacharelado ou licenciatura? Calma! A gente explica as diferenças entre essas duas diplomações.

Mesma base, diferentes funções

Se você pretende atuar de maneira mais ampla no mercado de trabalho, os cursos de bacharelado são a melhor opção. Agora, se você quer se tornar professor e dar aula, então os cursos de licenciatura são os mais indicados. 

É importante ressaltar que ambas formações possuem a mesma base curricular. A diferença é que, no caso da licenciatura, você terá disciplinas relacionadas à pedagogia, psicologia e didática, pois atuará diretamente com o ensino. 

Cursos de bacharelado

Como já dissemos, os cursos de bacharelado formam profissionais focados no mercado de trabalho, e não na academia. Ao se formar, você atuará ativamente na profissão escolhida. Se você fizer um bacharel em Direito, por exemplo, poderá atuar como juiz ou advogado. 

licenciatura-bacharelado-afya

Cursos de licenciatura

Agora, se você quer ensinar as pessoas a exercerem o seu ofício, aí os cursos de licenciatura são os indicados. Quando você obter seu diploma, poderá dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio sobre o curso que escolheu como, por exemplo, licenciatura em Matemática ou licenciatura em Letras. 

Vale mencionar que além de dar aulas em escolas da rede pública e privada, os profissionais licenciados podem dar aulas particulares. 

Outro ponto bastante importante é que para dar aulas no Ensino Superior, você precisa de um diploma da pós-graduação, ou seja, após se formar em licenciatura, terá que cursar uma especialização, um mestrado e/ou um doutorado. 

A carreira acadêmica também oferece uma outra possibilidade interessante de atuação: a de pesquisador em sua área de formação. Sendo pesquisador, você poderá contribuir com novas descobertas e com o avanço da Ciência.

Bacharel pode dar aula?

Pode. Contudo, você terá que reingressar na faculdade para estudar as disciplinas que fazem parte da formação de um docente. 

Como você se imagina no futuro?

Agora que você sabe as diferenças entre os cursos de bacharelado e os cursos de licenciatura, já sabe qual escolher? Antes de tomar qualquer decisão, vale a pena conversar com seus familiares e amigos sobre o assunto. Outra dica é trocar uma ideia com quem já atua no mercado de trabalho e nas instituições de ensino, assim você saberá como é o dia a dia desses profissionais.

Seja qual for a sua escolha, cursar um ensino superior é muito importante para construir uma carreira promissora e ter mais qualidade de vida. Caso você esteja na dúvida se vale ou não a pena se dedicar a uma graduação como essa, veja nosso post sobre por que cursar o Ensino Superior. 

Por que cursar o Ensino Superior?

Escrito por Pedro Ramos