Redação Afya - out 13, 2020

Agronomia: conheça  o mercado de atuação e curiosidades da área

Você conhece a Agronomia? Área de destaque no Brasil, essa ciência se ocupa do estudo de aspectos como clima, solo e vegetação. Também atua no cuidado com os rebanhos e se preocupa em elaborar estratégias para que todos esses elementos possibilitem uma boa produtividade no campo, sem afetar o equilíbrio ecológico. Esse setor envolve um esforço multidisciplinar (aborda ciências econômicas, biológicas, exatas, entre outras) e possui várias áreas de atuação.

Falando em área de atuação, está aí um assunto que vale a leitura para entender melhor sobre a profissão, o curso e a carreira da área de Agronomia. Vamos lá?

O que faz um agrônomo?

Um agrônomo  é responsável pelo monitoramento e gerenciamento de atividades relacionadas a um agronegócio, tendo a função de se certificar de que elas alcancem alta produtividade. Ele é o responsável por cuidar das várias etapas de produção no ambiente rural. Também poderá operar em indústrias, no processo de industrialização de produtos do campo, ou trabalhar em pesquisas, como em estudos na área de genética. 

Quero cursar agronomia. E agora?

O curso de agronomia na modalidade de bacharelado possui duração média de 5 anos. É composto por, além das aulas teóricas, atividades práticas e em campo. Nos primeiros momentos da graduação, o aluno tem contato com disciplinas mais básicas e variadas, como matemática, química, biologia e estatística. Em seguida, o graduando começa a estudar matérias mais específicas da área, como Engenharia Rural, Engenharia Florestal e Ciências do solo.

Quais as possíveis áreas de atuação dessa profissão?

As possibilidades de atuação da Agronomia são amplas. Conheça algumas delas: 

  1. Defesa sanitária: atua na prevenção e controle de pragas e doenças. Opera tanto em plantações como em rebanhos;

  2. Engenharia rural: atua supervisionando obras e intervenções em espaços rurais, como construções, nivelamento do solo e instauração de sistemas de irrigação e drenagem;

  3. Produção Agroindustrial: atua gerenciando o processo de industrialização de produtos agrícolas, monitorando a qualidade final;

  4. Solos: atua na preservação, manejo e no controle da fertilidade dos solos;

  5. Zootecnia: atua no cuidado com a produção animal, gerenciando desde a alimentação e a saúde até a reprodução e o abate. Também lida com os produtos originados desses seres.
Como é o mercado de trabalho na área? Como posso me inserir nele?

O Brasil é um grande produtor agropecuário, por isso esse mercado é amplo, aquecido e possui muitos campos de trabalho. Você poderá optar pela forma como atuará: junto a órgãos públicos, no setor de pesquisas ou até mesmo de forma autônoma, como um consultor.

Vale lembrar, ainda, que a maior parte das exportações do país são as Commodities. É nessa área que se concentram as melhores oportunidades. A produção de biocombustíveis também merece destaque.

Para se inserir nesse mercado, em primeiro lugar, é importante lembrar que o momento de Estágio é fundamental (e, inclusive, obrigatório para se formar) antes de ingressar no mercado. Além disso, caso você queira trabalhar como Engenheiro Agrônomo, é preciso obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde você atuará.

Curiosidades sobre a área de agronomia

Agora que você já entende um pouco mais sobre a área de Agronomia, que tal conhecer alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre ela? 

  • Características importantes: interesse pela inovação, flexibilidade, boa comunicação, curiosidade e afinidade com atividades ao ar livre são exemplos de traços importantes no perfil de um profissional da área; 
  • Graduação: Segundo o Guia de Carreira Catho janeiro/2019 – Cargo de Engenheiro Agrônomo, 86% dos profissionais da área são graduados em Agronomia; 
  • Postos de trabalho: Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, a agropecuária continua liderando a geração de novos postos de trabalho no ano de 2020. 

Gostou de descobrir mais sobre o que faz um agrônomo e quais as características desse mercado de trabalho? Então, que tal aproveitar o momento de descoberta para entender melhor sobre o perfil de cada uma das áreas de conhecimento?

Baixe agora o e-book: Humanas, Exatas ou Saúde - o que você precisa saber para escolher qual área seguir? 

Escrito por Redação Afya

    Banner_BlogVest (1)