Pedro Ramos - mai 28, 2019

Administração ou Ciências Contábeis? Quais as semelhanças e diferenças

Os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis podem parecer idênticos a uma primeira impressão, no entanto, não o são. O curso de Administração, por exemplo, prepara os seus alunos para controlar os recursos de uma empresa, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. Já o curso de Ciências Contábeis é mais voltado para os interessados em aprender mais sobre as finanças de uma empresa, ou seja, trabalhar com despesas, lucros e receitas.

Embora façam parte de uma mesma área, que é a de Ciências Sociais Aplicadas, os dois cursos apresentam muito mais semelhanças e diferenças do que você imagina. Confira no texto abaixo as principais delas!

Administração ou Ciências Contábeis afya-1

Semelhanças

Perfil profissional

Os profissionais dos dois cursos devem ter muitos pontos em comum, entre eles boa comunicação, capacidade de observação, estar sempre atualizado e, o mais importante, ter uma visão global da empresa. Por mais que o administrador não trabalhe tanto com números como o contador, os dois devem ter uma boa base em economia, afinal, ambos devem se inteirar sobre os recursos financeiros da empresa.

Mercado de Trabalho

Toda empresa que é criada precisa de um contador e um administrador. Essa é uma das semelhanças mais rentáveis dos dois cursos. Outra semelhança no mercado de trabalho é que os dois cursos precisam de registro para trabalhar na área. Em Ciências Contábeis, você precisa ser registrado em um Conselho Regional de Contabilidade. Se for egresso da Administração, você deverá se registrar em um Conselho Regional de Administração.

Área de conhecimento

A área de Ciências Sociais Aplicadas é comum aos cursos de Administração e Ciências Contábeis, pois as duas graduações são voltadas para os diferentes aspectos das mais variadas realidades humanas. No caso da Administração, que estuda a empresa como um todo isso é fácil de perceber, mas e nas Ciências Contábeis? É importante refletir que o contador não trabalha com números aleatórios, e sim, ele se preocupa e utiliza os números e as suas influências no cotidiano das pessoas dentro da empresa.

Diferenças

Grade Curricular

Enquanto o curso de Administração tem muitas matérias na área de Humanas, como Comunicação, Direito e Sociologia, ele também apresenta matérias de Exatas, como Matemática e Economia. Já no curso de Ciências Contábeis o aluno, além de aprender Administração, terá uma base mais aprofundada de Economia, como a Microeconomia e a Macroeconomia. Contudo, terá também matérias de Comunicação, Direito e Gestão de Pessoas. Logo, os dois cursos tem algumas matérias semelhantes a princípio, porém, elas terão enfoques diferentes.

Duração do curso

O curso de Administração tem a duração mínima de 4 anos, podendo se estender por até 7 anos, dependendo da área que o aluno quiser seguir, afinal, a Administração tem variados ramos, como a Empresarial, Hospitalar, Pública, e muitas outras, portanto, o graduando pode querer se especializar em uma delas. Já no curso de Ciências Contábeis a duração é de, no mínimo, 4 anos, sem previsão de extensão.

Atuação

Embora os profissionais dos dois cursos possam trabalhar em empresas ou como autônomos, a área de atuação de cada um também pode mudar. O contador pode trabalhar fazendo Imposto de Renda de pessoas físicas e também atuar como gerente financeiro, auditor, perito, além de dar aulas em faculdades e cursos técnicos de Administração e Contabilidade. O profissional de Administração pode trabalhar como gerente, analista, e, até mesmo chegar a diretor de grandes e pequenas empresas.

Se você chegou até aqui e está interessado no curso, não perca mais tempo! Você pode fazer o curso de Administração em São João Del Rei - MG, Montes Claros - MG ou Pato Branco - PR! Você também pode estudar Ciências Contábeis em Araguaína - TO, Montes Claros - MG, São João Del Rei - MG ou Pato Branco - PR! Temos o vestibular tradicional, o vestibular agendado e o ENEM! Está esperando o quê? Venha agora mesmo estudar com a gente!.

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos