Redação Afya - jun 24, 2020

Administração: como se preparar para o mercado?

Escolher a graduação em Administração é uma decisão de diversos vestibulandos. As principais empresas do setor financeiro e de prestação de serviços buscam sempre talentos empreendedores que concluíram esse curso. 

Não há uma experiência de aprendizado mais gratificante do que aquela que desafia, realiza e abre novas portas.

Sabemos que você pode estar ansioso e animado, se já fez a escolha de cursar administração. Para ser o melhor começo possível, aqui estão algumas dicas. 

Pense no que lhe interessa

O mundo dos negócios é incrivelmente amplo, variando desde o financiamento de empresas iniciantes até o gerenciamento internacional de recursos humanos. Negociações de contratos, ética nos negócios, economia e contas – e é bem provável que existam áreas específicas da administração que alimentam sua paixão.

Antes de iniciar o seu curso, vale a pena pensar quais as áreas deseja explorar profundamente e para onde quer direcionar a sua carreira. Mas, tudo isso pode mudar à medida que você estuda e aprende mais. 

De qualquer forma, considerar as opções agora poderá ajudá-lo a decidir com mais eficiência as disciplinas eletivas na Faculdade de Administração

Procure experiências em administração

Quanto mais você souber sobre o básico do mundo da administração e das práticas de negócios antes de ingressar na faculdade, mais estará preparado para o mercado de trabalho.

A maioria das escolas oferece um ou dois cursos rápidos de economia e contabilidade, cruciais para os profissionais de administração entenderem a profissão.

Participe dos projetos e de negócios introdutórios em áreas como Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia. 

Ganhe experiência de liderança

A escola não é tudo, seja no ensino médio ou na faculdade. O que você faz fora da escola poderá ajudá-lo a se preparar para o sucesso de um candidato de negócios. Trabalhar no mundo real é uma ótima maneira de começar a desenvolver habilidades em gerenciamento, atendimento ao cliente e resolução de problemas. 

Atividades extracurriculares também oferecem grandes oportunidades de crescimento. Participar de eventos voltados para os negócios são também ótimas opções.

Dicas de livros que todo estudante de administração precisa ler

Não sabe por onde começar? Aqui está uma pequena lista de livros de administração que todos os interessados nessa carreira devem ler. 

A execução é fundamental para Drucker, o autor de "O Gestor eficaz", e isso significa "fazer as coisas certas". Esse clássico faz parte do acervo de muitos líderes. A obra explica como alguns são líderes natos, enquanto outros  precisam desenvolver certas habilidades para se tornar um executivo melhor.

O ganhador do prêmio Nobel e o psicólogo Daniel Kahneman dividem os padrões de pensamento em dois setores: o Sistema 1 - impulsivo e emocional; e o Sistema 2: lógico e deliberado. O livro "Rápido e devagar: duas formas de pensar" expõe as maneiras de saber quando você está usando um ou outro – antevendo decisões de negócios eficazes.

Uma grande mudança na liderança empresarial nos últimos tempos é a ênfase na autenticidade. Em vez de adotar modelos desgastados pelo tempo de liderança abafada, George inspira os leitores a se conhecerem e a criar seu próprio estilo, feito sob medida.

Você tem interesse nos novos modelos de Administração? Saiba mais sobre o curso de Administração do Grupo Ayfa na Fasa Montes Claros, UNIDEP, UNIPTAN e UNIREDENTOR.

 

Escrito por Redação Afya

    Banner_BlogVest (1)