Pedro Ramos - jun 16, 2019

A atuação do fisioterapeuta para alto o rendimento no esporte

A fisioterapia esportiva consiste em identificar, tratar e recuperar lesões causadas por exercícios físicos e prática desportiva. Portanto, quem finalizou o curso de Fisioterapia em uma faculdade de excelência, como o Centro Universitário Uninovafapi, em Teresina-PI, trabalha tanto com pessoas que fazem atividades físicas regularmente, quanto atletas de alta performance.

Contudo, você sabe qual o impacto desse profissional no desempenho dos esportistas? Para descobrir, continue acompanhando este post!

A fisioterapia esportiva e a sua importância

Conforme dissemos inicialmente, a Fisioterapia esportiva é uma área voltada para a prevenção de lesões e recuperação de praticantes de esportes e outras atividades físicas. O objetivo do fisioterapeuta é conseguir proporcionar o retorno do paciente ao esporte o mais rápido possível ou até mesmo contribuir para uma melhora em sua performance.

Sendo assim, essa especialidade do fisioterapeuta é fundamental para preparar o indivíduo para competições, prevenir lesões decorrentes do esforço físico e recuperar traumas decorrentes do esporte.

Benefícios da fisioterapia esportiva

Promoção de atividades físicas

O profissional que deseja atuar na fisioterapia esportiva pode sugerir a prática de esportes e outros exercícios físicos com o intuito de prevenir o surgimento de doenças. A partir disso, o paciente recebe um acompanhamento que reúne médicos clínicos, educadores físicos,  nutricionistas e outros especialistas para garantir que a atividade esteja de acordo com suas limitações.

Prevenção de lesões musculoesqueléticas

Aquele que concluiu o curso de Fisioterapia - o Uninovafapi em Teresina é uma das instituições que oferece a graduação -, e se tornou um profissional da área esportiva, também é capaz de diagnosticar lesões e oferecer o tratamento adequado para sua recuperação funcional e o retorno ao esporte a curto prazo. Uma de suas especialidades é aplicar a conduta clínica de forma que o desempenho físico do indivíduo não seja comprometido.

fisioterapia-esportiva-afya

Assistência fisioterapêutica esportiva

Outra vantagem de receber o acompanhamento desse profissional é conseguir adaptar a prática do esporte às necessidades físicas do paciente. O fisioterapeuta analisa as causas e consequências do quadro apresentado pelo atleta, verifica a efetividade do tratamento proposto e estuda diferentes formas de inseri-lo em atividades físicas mais adequadas às suas capacidades motoras.

Papel do fisioterapeuta na performance de atletas

Além de atuar para reinserir o atleta no esporte praticado o quanto antes, o fisioterapeuta também o ajuda a superar seus medos e receios sobre retomar suas atividades físicas. Assim, o indivíduo recupera sua autoconfiança e retorna ao esporte sem a preocupação de adquirir novas lesões devido ao acompanhamento profissional realizado com total eficiência.

Como você pode notar, após concluir o curso de fisioterapia e se especializar em fisioterapia esportiva, o profissional assume um papel crucial na recuperação física e emocional do atleta para que ele retorne ao esporte o mais rápido possível e em plenas condições. Tendo isso em vista, o trabalho do fisioterapeuta costuma ser mais ágil e efetivo, a fim de proporcionar a volta do paciente às suas atividades de maneira impecável.

Agora que você já sabe qual a importância do fisioterapeuta para atletas de alta performance, acesse o nosso site e veja como podemos lhe ajudar a se tornar um ótimo profissional!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos