Pedro Ramos - jul 8, 2019

A atuação do contador nas multinacionais

Na área contábil, o profissional graduado em Ciências Contábeis poderá ocupar diferentes frentes de atuação. Engana-se quem acha que ele atuará apenas como contador!Este profissional poderá atuar com auditoria, perícia, mediação, contabilidade, controladoria, finanças, fiscal e tributário, docência e gestão. Independe do setor, seja ele privado ou público, as possibilidades são inúmeras.

O universo desta profissão é amplo e com altos índices de empregabilidade já que toda e qualquer empresa, independente do setor, necessita deste profissional. No Post de hoje vamos falar sobre a carreira de contador. Você já se questionou sobre o que faz um contador e como é o seu dia a dia?       

contador

O que faz um contador

O bacharelado em Ciências Contábeis tem duração de oito semestres e ocorre na modalidade presencial, em período noturno. Está entre os cinco cursos superiores mais procurados no país. Ao formar-se neste curso superior, o contador atua identificando, registrando, mensurando e analisando o resultado das operações econômicas e financeiras de uma empresa.  Além da área de finanças, ele se envolverá com questões de legislação, por exemplo, referente aos contratos.

É possível operar no setor privado, no setor público, no terceiro setor ou empreender, abrindo um escritório próprio ou até mesmo com consultoria. É graças a este profissional que uma organização terá noção da sua situação e realidade para tomar decisões.

Frente a ascensão constante de demanda deste profissional e das diversas oportunidades de trabalho em diferentes áreas de atuação, é essencial buscar por conhecimentos distintos.

Por se tratar de uma área voltada para finanças e negócios, as informações estão em constante reformulação. Para isso, existem universidades com metodologias de excelência, para formar profissionais diferenciados. Em Minas Gerais, o UNIPTAN e as Faculdades Santo Agostinho, destacam-se com ensino superior de qualidade. Já no Paraná, a FADEP, e em Tocantins, a UNITPAC, estão entre as melhores universidades do país. Nestas instituições, em apenas 4 anos é possível conquistar o diploma de bacharel e ter as habilidades essenciais para atuar no segmento financeiro de qualquer organização ou instituição.

A importância do profissional de contabilidade em multinacionais

A responsabilidade do profissional de contabilidade é de extrema importância, especialmente no que tange à legislação de uma empresa multinacional. Cada país possui um tipo de regulamentação distinta e por ter atuação em diferentes países, a margem de erros é maior.       

Organizações multinacionais em geral, possuem suas equipes estratégicas alinhadas de forma direta com a contabilidade, que, por sua vez, opinam exponencialmente em todas as tomadas de decisões. Assim, a equipe e profissionais de contabilidade envolvem-se nas decisões de investimentos, redução de custos, melhorias organizacionais internas e em processos externos para a evolução constante e o futuro de sucesso de uma multinacional.

Agora que você já sabe como funciona o curso de Ciências Contábeis, como obter um diploma de bacharel e qual a importância deste profissional em multinacionais, não deixe de acompanhar sobre o assunto entre as principais instituições de ensino do país no tema.

Saiba mais sobre, consultando o site do UNIPTAN e as Faculdades Santo Agostinho de Minas Gerais. No Paraná, a FADEP e em Tocantins a UNITPAC.

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos