Pedro Ramos - jun 25, 2019

5 motivos para seguir a carreira jurídica

Apesar de existir há bastante tempo, o curso de Direito — oferecido em instituições como a FASAMOC, de Monte Claros em Minas Gerais — ainda atrai muitos interessados e continua sendo uma das formações mais desejadas. Ser capaz de compreender o mundo por meio de um olhar mais justo e entender as normas jurídicas é um dos principais motivadores de quem escolhe seguir essa carreira.

Sendo assim, elaboramos o conteúdo de hoje para lhe incentivar a se tornar um profissional do Direito, uma área que exige dedicação e muito empenho. Continue acompanhando e confira as razões listadas a seguir!

1. Conhecer o funcionamento da lei

De certa forma, a legislação vigente no Brasil orienta o comportamento das pessoas. Ao conhecê-las, você será capaz de saber seus direitos e deveres enquanto cidadão, consumidor, trabalhador, contratante, entre outras funções que assumirá no decorrer da sua vida pessoal e profissional. A lei indica a forma adequada de agir em sociedade, além de evitar que alguém seja prejudicado por falta de conhecimento.

2. Defender e reivindicar os direitos do cidadão

Não há nada mais satisfatório para um advogado, ou qualquer outro profissional jurídico, do que testemunhar a justiça sendo feita. Apesar de o Direito agir somente conforme lei, também é uma forma de garantir a justiça quando a legislação atua em favor de quem possui razão no litígio — processo judicial. Portanto, é extremamente recompensador agir em prol dos direitos dos indivíduos.

direito-afya

3. Ter variedade de cargos e vagas em concursos

Ao optar pelo curso de Direito, você poderá escolher uma área de especialização a partir de uma extensa gama de carreiras diferentes disponíveis em faculdades conceituadas, como a FASASETE, de Sete Lagoas em Minas Gerais. Além da advocacia, existe a magistratura, a promotoria, a procuradoria, a polícia, a diplomacia, a defensoria, entre muitas outras opções de profissão, todas parte de uma mesma formação. Outra oportunidade é tentar uma dessas carreiras por meio de um concurso público.

4. Usufruir da possibilidade de ser um profissional liberal

Boa parte dos profissionais do Direito que trabalham de forma autônoma, montaram seus próprios escritórios ou atuam prestando serviços para empresas públicas e privadas. Ou seja, essa é mais uma maneira de exercer a profissão de modo que a carga de trabalho e os horários se encaixem melhor em seu perfil profissional. Você poderá trabalhar de casa ou começar seu próprio negócio.

5. Construir uma formação pessoal sólida e enriquecedora

Os requisitos da graduação em direito faz com que o indivíduo se interesse naturalmente pela leitura e em se atualizar sobre os acontecimentos do mundo. Isso significa que o seu aprendizado não se limitará a estudar textos jurídicos. Durante e após a formação, você entenderá comportamentos, raciocínios, tendências e será capaz de interpretar acontecimentos de acordo com a contextualização do país.

Caso você precise de mais motivos para iniciar o curso de Direito, uma boa alternativa é conhecer o trabalho de pessoas influentes na área e realizar um teste vocacional. Outra possibilidade é visitar as dependências da faculdade desejada, a exemplo da FASAVIC de Vitória da Conquista na Bahia. É importante que você tome uma decisão com segurança, afinal, é uma excelente área das ciências humanas, mas que exige muita dedicação e compromisso.

Gostou das nossas sugestões? Então, para você que acabou de se formar em Direito, confira qual será o seu próximo passo!

Formei-me em direito, e agora?

Escrito por Pedro Ramos