5 motivos para cursar Direito
Quando o assunto é a lista dos cursos mais concorridos nos vestibulares do Brasil, com certeza você verá no TOP 10, o curso de Direito.
Aproveitando a preferência e escolha de muitos vestibulandos, apresentamos:
5 motivos para ingressar no curso de Direito.
Mas antes, tem uma curiosidade que, com certeza, se você escolher cursar Direito saberá que todo dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado - uma data que homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.
Confira abaixo as informações que selecionamos para você, que vai prestar vestibular e quer saber mais sobre o curso de Direito!
Motivos para escolher o curso de Direito:
1- Amplo cenário para atuar
O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.
Diante disso, concluímos que onde há impasses e conflitos, tem campo de atuação para o Direito.
2- Mercado de trabalho em 2020
De acordo com a revista Exame as tendências para os profissionais de Direito em 2020 são as áreas de tecnologia e segurança de informação.
Ficou surpreso? Isso mesmo, exatamente pela variedade de áreas de atuação, o mercado de trabalho do Direito, segue há anos proporcionando oportunidades de emprego ao advogado em áreas já consagradas como direito civil, trabalhista e penal, e com a criação de novos como cibersegurança, criptomoedas, entre outros.
3- Caminho para empreender
Está enganado quem acredita que ser advogado é possível apenas atuar como colaborador em uma empresa. Diversos advogados trabalham de forma autônoma (atividade profissional sem vínculo empregatício) e abrem seus próprios escritórios ou são prestadores de serviço para empresas.
4- Concursos Públicos
Percorrer a carreira pública é o que atrai diversos candidatos ao curso de Direito. Ao optar por essa graduação, você poderá escolher uma área de especialização a partir de uma extensa gama de carreiras diferentes. Além da advocacia, existem a magistratura, a promotoria, a procuradoria, a polícia, a diplomacia, a defensoria, entre outras opções de profissão, todas, parte de uma mesma formação. Outra oportunidade é tentar uma dessas carreiras por meio do concurso público.
5- Construir uma formação pessoal sólida e enriquecedora no Direito
Os requisitos da graduação em Direito proporcionam ao aluno o interesse naturalmente pela leitura e em se atualizar sobre os acontecimentos do mundo. Isso significa que o aprendizado não se limitará a estudar textos jurídicos. Durante e após a formação, entenderá comportamentos, raciocínios, tendências e será capaz de interpretar acontecimentos de acordo com a contextualização das leis do país.
Gostou das sugestões? Acha que faz parte do time dos que amam a área de Direito? Então, corre para se inscrever no Vestibular.