Redação Afya - set 22, 2020

5 dicas para usar as atividades extracurriculares a seu favor

Provavelmente você já realizou alguma atividade extracurricular ao longo da vida. No entanto, é importante saber o que são essas práticas e qual a importância delas. Acompanhe a leitura e conheça mais sobre as atividades extracurriculares e como você pode usá-las a seu favor na vida profissional. 

O que são as atividades extracurriculares? 

Atividades extracurriculares são atividades já realizadas ou ainda praticadas por você. Normalmente, possuem a finalidade de desenvolvimento pessoal ou profissional e servem como um complemento para o currículo.

Alguns exemplos de atividades extracurriculares são:

  • Trabalhos voluntários;
  • Atividades artísticas;
  • Participação em grêmios estudantis;
  • Projetos de iniciação científica;
  • Participação em empresas juniores;
  • Experiências de liderança;
  • Ações na comunidade;
  • Entre outras.
Qual a importância dessas atividades?

As atividades extracurriculares fazem total diferença para o currículo, elemento que atua como porta de entrada para os processos seletivos de emprego. Isso acontece pois funcionam como um complemento atrativo para as experiências profissionais. 

Caso as vivências profissionais na área desejada sejam restritas, essas práticas podem ainda ser usadas como forma de demonstrar habilidades em setores específicos. Da mesma forma funciona para jovens recém-inseridos no mercado, ainda sem muitas experiências formais: podem usar as atividades extracurriculares como forma de mostrar determinadas aptidões e conhecimentos que ainda não puderam ser aplicados no mercado.

Além disso, se bem colocadas, essas atividades podem, ainda, ser um diferencial em relação a concorrentes, afinal, elas demonstram o interesse por novas formas de evolução pessoal, desafios e descobertas, fatores atrativos na personalidade de um colaborador. 

Como usar as atividades extracurriculares ao meu favor?

Algumas práticas e ponderações podem ser decisivas na hora de usar as atividades extracurriculares ao seu favor na vida profissional. Confira 5 dicas que te ajudarão a entender melhor a como fazer isso:

1-Priorize atividades que tenham proximidade com a área de seu interesse

É importante pensar na relevância e na utilidade de mencionar determinadas experiências no seu currículo de acordo com a área pela qual você se interessa ou para a vaga para a qual está se candidatando. Revelar ser escritor de um blog pessoal, por exemplo, pode ser muito relevante se você pretende conquistar uma vaga como redator ou correlatas.

Para essa dica, conversar com um profissional da área pode fazer total diferença. Ele saberá informar, com propriedade, quais os pontos de maior relevância para fazer parte daquele mercado e também se destacar nele.

2- Atividades de liderança podem ser pontos de destaque

A habilidade de liderança é um traço muito procurado por vários recrutadores. Selecionar para o seu currículo atividades que tenham lhe proporcionado a experiência de liderar pode ser uma forma de se destacar. Mas lembre-se: é interessante que sejam priorizadas se a capacidade de comandar/chefiar for uma competência que compõe o perfil da vaga ou área desejada. 

3- Dê preferência para atividades que lhe proporcionaram experiências positivas

Se você não sabe por onde começar a listar suas atividades ou quais delas devem ser mencionadas no seu currículo, tente se recordar das que mais marcaram positivamente a sua trajetória profissional e pessoal, agregando conhecimentos. Em entrevistas de emprego, por exemplo, alguns dos aprendizados adquiridos poderão ser diferenciais importantes.

4- Saiba onde e quando mencionar algumas informações

Ao invés de mencionar no seu currículo algumas atividades não tão significativas para o seu objetivo profissional, prefira falar sobre elas em entrevistas de emprego, quando houver espaço e contexto para informações desse tipo. 

5- Escolha atividades que se encaixem no seu perfil

Se você está em busca de novas atividades para complementar seu currículo, escolher as que tenham a ver com seus gostos pode favorecer a sua experiência. Dessa forma, você se doará mais e se sentirá mais motivado a absorver os conhecimentos, tornando seu saldo de aprendizagem muito mais positivo.

Gostou das dicas para usar as atividades extracurriculares a seu favor? Então está esperando o que para praticá-las? Leia também como elaborar um currículo perfeito ainda na sua graduação.

Escrito por Redação Afya

    Banner_BlogVest (1)