Pedro Ramos - jul 31, 2019

5 dicas de como ser um bom Dentista

Uma vez que você se formou, tem seu diploma e já possui o credenciamento pelo Conselho Regional de Odontologia do seu Estado, chega a hora de pensar em como se tornar um bom profissional de Odontologia.

O caminho não é fácil e é necessário saber que envolve muito esforço, dedicação e nunca parar de estudar e de se aperfeiçoar permanentemente, independente da área de atuação escolhida. Mas além disso, o que é óbvio em qualquer carreira profissional, é importante saber traçar boas estratégias, ter seu planejamento de carreira e saber administrar os recursos presentes naquele momento.

Confira as 5 dicas para se tornar um bom dentista:

1. Especialização

A Odontologia é uma área que abrange muitas especializações, sendo que a chave para alcançar o sucesso é fazer um bom curso de especialização, lembrando que bom conhecimento em clínica geral pode contribuir muito para que você se torne um bom  profissional. A odontologia trabalha com especializações como implantodontia, ortodontia (aparelhos dentários), odontopediatria (atendimentos de crianças) e muitas outras.

2. Criar networking e acompanhar aos colegas

É importante que o profissional crie uma rede de contatos com seus colegas de profissão, dessa forma, gerando indicações e troca de experiências. Um bom networking pode render uma carteira de pacientes muito boa já no início da carreira. Participar de encontros que acontecem em seu município ou até viajar para outros estados podem influenciar muito no seu trabalho diário, acompanhando novas tendências da odontologia. Pode até acontecer a possibilidade de encontrar um parceiro para  juntos abrirem um consultório odontológico. 

O limite  será colocado por você mesmo na hora de criar novas conexões.

5-dicas-bom-dentista-afya

3. Investir pesado em Marketing Digital e Branding

Grande parte  das empresas se encontram presentes nas internet, com redes sociais, blog, whatsapp e fazem até campanhas pagas para atrair novos pacientes ao consultório. O importante é sempre seguir as normativas éticas quanto às propagandas odontológicas. O Conselho de Odontologia tem flexibilizado esse marketing, para que a Odontologia acompanhe as tendências mundiais.

Certamente seu paciente está procurando a resposta para um problema que o aflige, e é na internet que ele vai procurar sua solução ou cura, ou mesmo profissionais para resolvem suas mazelas

Desse modo, investir tempo em Marketing Digital e melhorar seu Branding Pessoal para se tornar uma referência na área de Odontologia com certeza ajudarão você a ser bem sucedido e a lotar seu consultório de pacientes.

4. Cuidar do seu dinheiro e orçamento

Há épocas em que você terá muitos pacientes e outras nas quais seu consultório não ficará tão cheio assim. Logo, é importante ter se organizar financeiramente e poder fazer projeções a longo prazo.

A abertura de um novo consultório ou ampliações vão precisar de capital, e sem condições financeiras será mais difícil realizar este plano.  

VEJA TAMBÉM

Quais as principais áreas de atuação de um dentista?

Como a tecnologia mudou os consultórios odontológicas

Conheça quais carreiras são possíveis na área da saúde

5. Inove e pense em tecnologia

O trabalho dos dentistas tem mudado muito na história da humanidade, até se tornar uma carreira específica e bem remunerada, mas isso não teria acontecido sem o avanço da tecnologia e os processos médicos.

O que antes era suposição, ou até se pensava que não tinha cura ou solução, hoje é facilmente detectável e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes. Conheça como a tecnologia mudou os consultórios odontológicos e trilhe seu caminho para ser um bom dentista!

Pensando em cursar Odontologia? Conheça nossas Faculdades:

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos