Pedro Ramos - set 6, 2019

4 dicas de organização para você estudar melhor

Ter uma boa organização na sua rotina diária é fundamental para que você consiga estudar melhor e ter sucesso na sua etapa universitária.

Ainda que você ame o que está estudando na faculdade, é bem comum que as pessoas não possuam uma rotina de estudos, não tenham um lugar confortável para isso, nem sequer recebam orientação sobre as melhores formas de aprender os conteúdos que são ensinados em sala de aula. 

Para que possa melhorar seu rendimento na universidade, temos essas 4 dicas de organização para você otimizar os seus estudos. Acompanhe!

dicas para estudar melhor

Crie uma agenda de estudos

Você deverá estudar muitas disciplinas na universidade as quais muitas vezes tratam sobre temas bem diferentes e sem nenhuma relação direta entre si.

Assim, criar uma agenda é um modo bem prático para que você possa se organizar melhor. Dedicar-se um tempo pela manhã para uma disciplina e pela tarde para outra, fará com que você tenha melhor desempenho durante o semestre. 

Se você acha que agendas são “antiquadas”, outra solução é utilizar o app do Google Agenda, que é gratuito e ajuda na organização dos seus horários de forma mais moderna, pois lhe envia  notificações diretamente no celular. Não há como esquecer os estudos!

Estude por partes utilizando a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é muito prática. Você pode baixar algum aplicativo ou utilizar o cronômetro.

O Pomodoro consiste em estudar durante 25 minutos sem parar, sem ser interrompido por nenhuma distração. Depois, você deve descansar durante 5 minutos. Uma vez que concluiu o recesso, voltar a estudar intensamente durante outros 25 minutos.

Esta estratégia é bem prática, pois você se sentirá mais produtivo ao final do dia.

VEJA TAMBÉM

Conheça truques de organização e memorização para o estudo

Montar um lugar de estudo em casa

A ergonomia é super essencial para evitar dores ou problemas durante o estudo, pois você ficará lendo, seja um livro ou em um computador, provavelmente sentado em uma cadeira, durante muitas horas. Se você se sentar em uma posição ruim, utilizar uma mesa muito alta ou uma cadeira desconfortável, começará a sentir dores nas costas ou na cabeça, o que vai prejudicar seu estudo.

Respeitar o seu corpo e utilizar uma mesa com medidas específicas, como as que têm na faculdade, ajudará a evitar futuros problemas, bem como melhorarão o seu rendimento nas longas horas de estudo.

Organize semanalmente a pasta de arquivos

Você vai ter muitas cópias, livros ou arquivos no seu Google Drive que podem se misturar facilmente. Se você não tem uma boa organização, pode acontecer que em um determinado momento haja a urgência de ter que procurar algum material de estudo e não consiga achá-lo rapidamente.

Dividir os materiais de estudo por matéria, semestre e qualquer outra forma de divisão que  sirva para você, é essencial para que não aconteça esse tipo de problema. 

Conclusão

A organização será  a principal aliada na hora de criar uma boa rotina de estudos e poder aprovar as disciplinas de forma mais prática e eficiente. Utilize as principais técnicas que mencionamos aqui, que são gratuitas e você consegue implementar no seu dia a dia de uma forma bem simples.

Ah, e para maximizar os seus estudos, você irá precisar criar um roteiro. Baixe o e-book Roteiro de organização de estudos e consiga a chave para aprovação!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos