Pedro Ramos - mar 26, 2020

4 dicas de como conciliar trabalho e estudo

Para obter o sonhado diploma de formação superior, vários brasileiros encaram uma jornada dupla de atividades, se desdobrando entre a faculdade e o trabalho. Essa tarefa não é nada simples, mas seguindo algumas dicas você pode enfrentar o desafio sem sofrer tanto.

Afinal de contas, conciliar trabalho e estudo é uma questão de estratégia, esforço e dedicação. Tudo começa com um bom plano de ação que vai te guiar, além do conhecimento sobre o que vai acontecer com você nesses próximos dois, três, quatro ou cinco anos.

Então, anote as dicas que vamos passar!

1. Estabeleça horários (e siga o cronograma)

O primeiro passo, como você deve imaginar, tem a ver com a organização. É preciso estabelecer horários de estudo e trabalho. Eles devem ser bem definidos e precisam se alterar o mínimo possível — a segurança de sempre ter esse tempo disponível te ajuda bastante, principalmente nos momentos de alta demanda no trabalho ou faculdade.

Depois de definir os horários, vem a parte mais difícil: seguir o cronograma. Não vale inventar desculpas e nem compensar o período de uma atividade usando o tempo destinado à outra.

2. Crie uma rotina eficiente

Com isso, entramos em um segundo ponto importante: manter uma rotina. Quando repetimos a mesma ação ou o mesmo cronograma com determinada frequência (normalmente por dois ou três meses seguidos), criamos hábitos.

Jovem tentando conciliar trabalho e estudo

Eles controlam nosso comportamento e ajudam a não sairmos da “linha” ao longo do semestre. Se você se acostumar ao longo de dois meses a sempre estudar às 21h, qualquer coisa que fuja dessa rotina vai parecer estranho para sua mente e seu corpo — e talvez você nem considere fazê-la.

3. Descubra como vencer o cansaço

O cansaço é um grande inimigo de quem concilia trabalho e estudo. Mesmo mantendo a rotina e evitando o acúmulo de tarefas, uma hora o corpo e a mente vão se cansar; e provavelmente isso acontecerá antes do final do semestre.

Por isso, você precisa encontrar algumas “válvulas de escape” que te ajudem a aliviar o estresse do dia a dia. Pode ser a prática de exercícios, alguma atividade com os amigos ou se dedicar a algum hobby.

Separe alguns momentos em sua agenda (sem te prejudicar, é claro) apenas para descansar. Além disso, tente manter uma boa rotina de sono e alimentação.

4. Conheça os desafios de conciliar trabalho e estudo

Para estar preparado para tudo que você enfrentará durante sua jornada dupla até a obtenção do seu diploma, nada melhor do que conhecer os principais desafios de quem passa pela mesma labuta.

Você pode conversar com universitários para entender quais são os principais problemas que eles enfrentam e quais estratégias usam para contorná-los.

Além disso, a utilização de alguns conteúdos que falam desse assunto (como este texto) é uma ótima forma de se preparar. E como gostamos bastante dessa alternativa, temos mais uma dica de leitura para você.

Faça o download do nosso e-book “Roteiro de organização de estudos” e conheça, a fundo, tudo o que você pode esperar e o que deve fazer para conciliar trabalho e estudo.

Baixe gratuitamente o e-book 'Roteiro de organização de estudos'

Escrito por Pedro Ramos