Redação Afya - jul 2, 2021

3 dicas para aumentar a sua empregabilidade

Você conhece o Plano Nacional de Educação (PNE)? Ele é responsável por traçar orientações, objetivos e procedimentos que possam auxiliar a política educacional brasileira entre os anos de 2014 e 2024.

Uma das metas estabelecidas pelo documento é que, até o ano de 2024, 33% da população presente na faixa etária de 18 a 24 anos esteja matriculada no ensino superior. Mas, afinal, por que essa preocupação? Por quais motivos essa etapa da educação é tão importante?

Além de favorecer as taxas de escolaridade do país, a graduação no ensino superior atua de forma significativa para ampliar a empregabilidade dos profissionais. Não para por aí: além de facilitar o ingresso no mercado de trabalho, a obtenção de um diploma de nível superior favorece a permanência do trabalhador nesse meio, bem como a conquista de cargos melhores e, consequentemente, salários maiores.

Acompanhe a leitura e entenda de que forma o ensino superior influencia na empregabilidade dos profissionais!

Ensino superior e empregabilidade: como se relacionam?

São várias as pesquisas que comprovam a relação direta entre a escolaridade de nível superior e a empregabilidade. É importante, porém, entender por quais motivos esses fatores estão interligados.

Conheça, então, as principais razões para que isso aconteça:

1- Ampliação do conhecimento específico e teórico

Ao cursar o ensino superior, o aluno escolhe aprofundar os seus conhecimentos em determinada área do conhecimento (quem opta por cursar Medicina, por exemplo, se aprofunda na área da saúde).

Dessa forma, amplia a sua base teórica sobre ela e passa a dominá-la, tornando-se apto a trabalhar no ramo. Consequentemente, tende a destacar-se em processos seletivos, já que, por procurarem profissionais qualificados, grande parte dos recrutadores estabelecem o diploma como um diferencial ou até mesmo pré-requisito.

Quando já empregado, o profissional que possui formação no ensino superior também tem facilidade para manter-se na sua ocupação. Nos períodos de crise, por exemplo, as empresas tendem a precisar de especialistas qualificados para lidar com contextos delicados, traçando estratégias e propondo soluções adequadas.

Na maioria das vezes, eles correspondem, justamente, ao público graduado. Logo, acabam tornando-se essenciais e sendo privados das demissões em massa (uma consequência do corte de gastos).

2- Conquista de crescimento pessoal

Além dos conhecimentos técnicos conquistados durante a graduação, o crescimento pessoal alcançado pelos alunos também é um ponto que merece destaque.

Ao cursar o ensino superior, os estudantes se deparam com inúmeros desafios, como o empenho nos estudos, o cumprimento de prazos, o compromisso com a assiduidade, o trabalho em equipe e, claro, a pressão para alcançar o sucesso.

Depois de lidar com todas essas questões e se formar, o estudante certamente conquista maior maturidade. Dessa forma, estará mais capacitado - se comparado aos tempos de ensino médio, por exemplo - para enfrentar os obstáculos da vida profissional. Essa preparação aumenta as chances de alocamento e permanência no mercado de trabalho, espaço que também representa uma jornada desafiadora. 

3- Construção de um networking

Ao ingressar no ensino superior, o estudante passa a ter contato com outros alunos que possuem vidas e trajetórias completamente diferentes da sua. Ao conhecê-los e se aproximar dessa diversidade, o graduando começa a construir uma rede de contatos. Essa base poderá ser útil na vida profissional do estudante, que será capaz de recorrer às relações que construiu para compartilhar conhecimentos, realizar negociações comerciais e até mesmo conseguir uma alocação no mercado de trabalho.

Como é possível perceber, o ensino superior atua como fator decisivo para ampliar a empregabilidade de um profissional. Isso acontece pelos aprendizados adquiridos nas experiências proporcionadas pela vida acadêmica. São exemplos delas a aquisição de novos conhecimentos, a passagem por um processo de crescimento pessoal/amadurecimento e a construção de um networking.

 

Mckup_E-book_Afya_Humanas-exatas-ou-biológicas

Baixe o seu e-book!

Agora que você entende melhor a importância de cursar o ensino superior para ganhar espaço no mercado de trabalho, que tal conhecer as vantagens de fazer uma segunda graduação? Essa é uma maneira de ampliar ainda mais os seus conhecimentos, alavancando as suas oportunidades no mundo profissional.

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos