Redação Afya - set 3, 2020

Áreas de atuação do nutricionista

Todo dia 31/08 é comemorado o Dia do Nutricionista. Será que você realmente conhece o que faz esse profissional e quais são as características do curso de nutrição? Que tal aproveitar a leitura para conhecer algumas informações importantes sobre a área?

Qual é a função desses profissionais?

Os nutricionistas atuam no processo de educação e reeducação alimentar, construindo planos alimentares adequados para toda e qualquer situação. São eles os profissionais responsáveis por garantir que a alimentação supra todas as necessidades essenciais dos seres humanos, possibilitando a manutenção das funções vitais do organismo.

Além disso, também atuam no planejamento da alimentação coletiva, na garantia de boas práticas de manipulação em restaurantes, entre outras funções.

Como é o curso de nutrição?

O curso de nutrição tem a duração mínima de 4 anos e exige que o aluno faça um estágio supervisionado para se formar. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa graduação precisa abordar quatro áreas:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciência Sociais, Humanas e Econômicas;
  • Ciências da Alimentação e Nutrição;
  • Ciência dos Alimentos.

Por isso, a sua grade de matérias compreende disciplinas variadas como: Anatomia, Bioquímica, Dietética, Educação Nutricional, Fisiologia e Tecnologia dos Alimentos. Se identificou com os temas?

Se eu me formar em nutrição, em quais áreas posso atuar?

A graduação de nutrição possui um amplo leque de possibilidades de atuação. Algumas delas são:

  • Nutrição esportiva: o profissional torna-se responsável por elaborar um plano alimentar que supra as necessidades nutricionais e aumente o rendimento de esportistas ou praticantes de atividades físicas;

  • Nutrição clínica: diz respeito à elaboração de planos alimentares funcionais para enfermos ou até mesmo pessoas saudáveis. No primeiro caso, também pode ser construída uma estratégia nutricional para o período pós-tratamento;

  • Indústria alimentícia: neste caso, tendo um contato maior com os laboratórios, o profissional será responsável por lidar com a composição dos alimentos, avaliando fórmulas nutricionais e propondo alterações/melhorias em tais;

  • Saúde coletiva: muitos dos problemas de saúde que atormentam a população podem ser prevenidos por meio da informação. É esse um outro ponto possível de atuação do nutricionista: atuar na conscientização, prevenção e tratamento de doenças em um coletivo. Isso pode ser feito em grupos sociais, organizações não governamentais e instituições tanto públicas quanto privadas;

  • Marketing: neste caso, o profissional atuará na produção de materiais educativos relativos à nutrição. Ele também poderá participar da elaboração de campanhas. Os ambientes mais frequentados por esses especialistas são agências publicitárias, veículos especializados e cozinhas experimentais.
O que preciso fazer para atuar no mercado?

Para atuar no mercado de trabalho, um profissional de nutrição precisa, após obter o diploma de graduação, fazer o seu registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) no local onde irá atuar.

Quanto ganha um nutricionista?

O salário de um nutricionista, assim como o de outros profissionais - os médicos, por exemplo - dependerá de vários fatores como especialização e tempo de atuação no mercado. Além disso, é preciso considerar ainda que esses profissionais podem atuar de forma autônoma, tendo sua própria clínica, ou então atendendo em hospitais e outras organizações.

Vale lembrar, ainda, que o piso salarial da profissão pode variar de acordo com o estado. Todos esses fatos, somados, influenciam no salário de um nutricionista.

Como eu sei se o curso tem a ver comigo?

Diversas são as qualidades essenciais em um profissional de nutrição. A começar pela habilidade em comunicação, somada à simpatia, clareza e paciência. Em uma consulta, ou em qualquer tipo de contato com um paciente, o nutricionista precisa transmitir segurança e informação, tudo isso de forma clara, atenciosa e humanizada.

Outra qualidade importante para esse profissional é a capacidade de trabalhar em equipe. Essa característica é fundamental pois grande parte das oportunidades que surgem na área estão inseridas em ambientes coletivos, como hospitais, ambulatórios e outras organizações.

Assim como em outras áreas, a sede por conhecimento e a proatividade para buscar informações também são necessárias para os nutricionistas. Hoje em dia, entender sobre novas técnicas e atualizações sobre a sua área é fundamental.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de nutrição e as possíveis áreas de atuação, que tal conhecer mais sobre como é a Nutrição Hospitalar? Acesse aqui!

Escrito por Redação Afya

    banner2_BORA2020_2020-2_240x400